Economia

MT possui 1,4 mi de cabeça de ovinos

 
Para o criador e ex-presidente da Associação Mato-grossensedos Criadores de Ovinos e Caprinos (Ovinomat), Antônio Carlos de Souza, 2013 tem melhores expectativas para os produtores em relação aos dois últimos anos que, segundo ele, foram “retraídos”. O pecuarista aponta também algumas vantagens de criar ovelhas e cabras, destacando o pouco espaço necessário para o manejo desses animais.
 
“Num único hectare de terra podemos criar dez ovelhas. O tempo para abate também é reduzido, e dependendo da raça pode ser realizado já aos quatro meses de idade. Com muito trabalho realizado ao longo dos anos, conseguimos também afastar o preconceito que algumas pessoas tinham em consumir esse tipo de carne. Até uma década atrás, sete pessoas entre dez afirmavam não comer esse tipo de carne. Hoje o número caiu bastante e só uma ou duas pessoas dizem não apreciar esse tipo de produto”, diz ele.
 
Além da carne, ovelhas e cabras podem fornecer outros produtos para o consumo no mercado, como leite, lã e a pele, utilizada na confecção de calçados. No entanto, isso depende da demanda regional, aliada a condições de vegetação e climáticas, segundo Antônio Carlos. Em Mato Grosso, por exemplo, a produção de carne é o carro chefe e a lã acaba sendo uma alternativa com pouca viabilidade, devido ao clima tropical predominante nas regiões produtoras do Estado.
 
“Em Mato Grosso temos basicamente duas raças predominantes de ovinos: santa inês e dorpe, respondendo por 85% e 15% do rebanho, respectivamente. Em ambas, o foco é a produção de carne e pele, tendo em vista que são animais adaptados ao clima tropical e, por isso, são deslanados, destacando que as regiões produtores situam-se em Sorriso, Lucas do Rio Verde, Cáceres, Pontes e Lacerda, Campo Verde, Primavera do Leste, Barra do Garças, Rondonópolis e Alta Floresta”, diz ele.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26