A Polícia Judiciária Civil (PJC) cumpriu, na manhã desta quarta-feira (9), quatro mandados de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento com abuso e exploração sexual de menores. A ação faz parte da ‘Operação Luz na Infância 8’, deflagrada pelo Ministério da Justiça. As ordens foram cumpridas em Rondonópolis e Nova Lacerda (210 km e 530 km de Cuiabá-MT, respectivamente).
De acordo com as informações da polícia mato-grossense, não houve situação de prisão em flagrante. Durante as buscas foram realizadas apreensões de equipamentos eletrônicos que serão analisados e subsidiarão a instrução dos inquéritos policiais instaurados na Delegacia Especializadas de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI).
O delegado Ruy Guilherme Peral da Silva destacou a proatividade e empenho dos colegas, delegados, escrivães e investigadores, envolvidos na operação. “Todos que estão atuando nos trabalhos não estão medindo esforços para colher provas e indícios que vão contribuir para as investigações”, destacou o titular da DRCI.
Ao todo, foram expedidos 176 mandados de busca e apreensão. Além de Mato Grosso, a força tarefa está sendo realizada nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia, Alagoas, Piauí, Espírito Santo, Amazonas, Rio Grande do Sul, Maranhão e Ceará.
Cinco países também são alvos da ‘Luz na Infância 8’: Estados Unidos, Panamá, Paraguai, Argentina e Equador.