Economia

MT chega no fim do vazio sanitário do algodão e plantio de nova safra é autorizado

Mato Grosso chegou, nessa quarta-feira (14), no fim do vazio sanitário do algodão. Agora, o plantio de uma nova safra foi autorizado no estado. A adoção do vazio sanitário é obrigatória para os produtores e é uma medida de controle de insetos-praga.

Nas regiões sul e Vale do Araguaia, a restrição já havia terminado no dia 30 de novembro. Já nas regiões norte e noroeste, a proibição da semeadura terminou na quarta.

Os insetos-praga podem causar perdas na cultura, e um dos mais perigosos é o Bicudo-do-algodoeiro.

Durante o período restritivo de 60 dias, o solo deve ficar livre de plantas vivas de algodoeiro, que poderiam servir de fonte de alimento para o inseto.

Na limpeza, é feita a destruição física ou mecânica das soqueiras e das chamadas plantas tigueras, aquelas que nascem e se desenvolvem livremente, muitas vezes à beira de estradas. Em caso de rebrota, o controle é feito normalmente com aplicação de herbicidas dessecantes.

A estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) é que na próxima safra a área semeada totalize 1 milhão e 177 mil hectares em Mato Grosso e já foram vendidos antecipadamente 51,5% do volume que deverá ser colhido.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26