Economia

Movimento nos shoppings centers sobe 1,5% em 2017, diz pesquisa

O movimento de pessoas em shopping centers no Brasil se recuperou das perdas do ano anterior e aumentou 1,5% em 2017. É o que revela pesquisa divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Ibope Inteligência e pela Mais Fluxo.

Em 2016, o movimento havia caído 3% sobre 2015, depois de um crescimento baixo no ano anterior, de apenas 0,3%.

A melhora do fluxo de pessoas neste ano acontece em meio à melhora do comércio após o tombo ocasionado pela crise. O último dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) aponta que, em novembro, as vendas do varejo cresceram 0,7%, no melhor resultado pata o mês desde 2011. Na comparação com o mesmo período de 2016, o avanço foi de 3,6%.

Número de visitantes

No total, os shoppings receberam 3,56 bilhões de visitas em 2017, segundo a pesquisa. Isso representa uma média diária de 10 milhões de pessoas por dia.

A melhora do movimento se intensificou no segundo semestre do ano. O maior crescimento do número de visitas entre um mês e outro aconteceu em setembro, quando houve alta de 4,4%. Naquele mês, segundo o IBGE, as vendas do varejo tiveram alta de 6,4% sobre 2016, no melhor resultado desde 2017.

Já em dezembro, puxado pelas vendas de Natal, o movimento nos shoppings cresceu 3,8% sobre o mês anterior. Segundo a pesquisa, a data atraiu para os shoppings aproximadamente 380 milhões de visitas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26