Cultura

Mostra de Dança de Mato Grosso ocorre neste fim de semana com aula livre e palestra de Ana Botafogo

A Mostra de Dança de Mato Grosso, em sua 14ª edição, leva ao palco do Cine Teatro, entre os dias 3 e 5 de dezembro, a linguagem corporal urbana e contemporânea das manifestações artísticas populares e exibe também, espetáculos do repertório clássico.

E diante da diversidade cultural e agenda intensa, faz de Cuiabá no período, a capital da dança, reunindo artistas de Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo para deleite do público. A palestra e a aula livre com a embaixadora da dança no Brasil, Ana Botafogo, são uma das atividades mais aguardadas. 

Quanto às apresentações, o público tem acesso gratuito aos espetáculos encenados nas três noite, sempre a partir das 20h. Ingressos podem ser retirados no Espaço Caroline, piso 1 do Goiabeiras Shopping, das 10h às 20h e ainda, na bilheteria do Cine Teatro, aberta até o domingo, das 14h às 18h. O evento é realizado com incentivo do Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

É neste momento fértil que a mais tradicional companhia de dança, a Escola Caroline comemora 40 anos de atividade em Mato Grosso. Incansável, sua diretoria sempre se dedicou à formação e tornou dinâmico o segmento, sem medir esforços para a promoção de eventos públicos e gratuitos que têm culminado com a formação de plateia para a dança e capacitação de artistas.  

Nesta perspectiva, é que em 2004 nasceu a Cidarta, Cia das Artes e Associados que, atualmente, mantém a Cia de Dança Ballet de Mato Grosso e o projeto da Mostra de Dança.

Aulas Livres

A 14ª Mostra de Dança de Mato Grosso contempla artistas mato-grossenses que chegam a Cuiabá, vindos de várias regiões do Estado, com aulas livres, ministradas por grandes nomes da dança no Brasil.

Caso de Liana Vasconcelos e Cícero Gomes, bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que desenvolvem atividades no primeiro dia da mostra, 3 de dezembro, às 9h e 10h30, respectivamente. No dia seguinte, é a vez da Embaixadora da Dança no Brasil, Ana Botafogo, a partir das 9h.

Outro convidado, o produtor cultural e diretor do Malosá Studio de Dança de São Paulo, André Malosá, tem participação especial na encenação de suíte do Ballet La Fille Mal Gardée, parte da Mostra de Dança.

Palestra

No dia 5 de dezembro, Ana Botafogo brindará os presentes com a palestra Vida de Bailarina, que começa às 10h.

Segundo a artista, que é Embaixadora da Dança no Brasil e bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, à ocasião, ela apresenta como ocorre a evolução do profissional da dança, falando sobre as dificuldades, desafios e superações que são inerentes à essa arte.

“A palestra é apoiada na minha vida artística onde conto minha história através de vídeos dos meus mais importantes ballets, fotos e entrevistas ao longo de minha carreira pelo Brasil e pelo mundo”.

E ressalta que a atividade se destina a todos os públicos. “Vai muito além dos praticantes e amantes de dança, atingindo em todas as idades mulheres, homens e jovens apreciadores de arte. Mas essencialmente, é um estímulo, quase um convite, aos jovens bailarinos para que continuem a buscar passo a passo o caminho de seus sonhos”.

Vitrine

A Mostra da Dança de Mato Grosso sempre teve na sua essência o esforço de dar visibilidade à produção mato-grossense, enquanto contempla o público com produções nacionais que inclusive, foram encenadas em palcos de países do mundo todo.

Assim, insere o Estado no cenário artístico da dança, nacional e internacional, possibilitando o intercâmbio e a reunião de diferentes culturas, além da reciclagem e o amadurecimento das artes.  

Para a Cidarta, não há como dissociar o fortalecimento do segmento, da popularização dos diversos estilos da dança.

Ao longo dos anos a mostra tem defendido valores artísticos, despertando o interesse de jovens e profissionais que almejam a educação através da dança e das artes em geral e ainda, sensibilizando gestores públicos, produtores, artistas e público sobre a importância da qualificação da dança e a sua devida regulamentação.

Programação

03.12

9h – Aula livre com Liana Vasconcelos

10h30 – Aula livre com Cícero Gomes

20h – Mostra de dança

Cícero Gomes e Liana Vasconcelos (RJ)

Cia Najmah Dance Company (MT)

Espaço Roda – Arte e Expressão (MT)

Ópera Ballet (MT)

Dreams Ballet (MT)

Gabriela Berbetz e João Victor Gonçalves (SP)

Corpo Livre Cia de Dança (MT)

Associação Cultural Flor Ribeirinha (MT)

Sophia Lustre (SP)

João Victor Gonçalves (MT)

Dreams Ballet (MT)

Sophia Lustre e Diego Siqueira (SP)

04.12

9h – Aula livre com Ana Botafogo

17h – Espetáculo / Ballet La Fille Mal Gardee

Suíte 1 Ato

Elenco: Escola do Grupo Caroline (Cuiabá), Projeto Constellation/Cenprhe Canopus (Várzea Grande) e Laura Cristina Ballet (Rondonópolis). Participação Especial Malosá Studio de Dança (SP); Coordenação: Maria Hercilia Panosso; Adaptação: Ana Carolina Pereira e Ana Carolina Lima; Assistentes: Ana Carolina Lima e Rebeca Nicolau

20h

André Malosá (SP)

Cícero Gomes e Liana Vasconcelos (RJ)

Grupo de Dança de Rua Hypnoze Break (MT)

Ópera Ballet

Escola Municipal de Dança de Primavera do Leste

Cia de Dança Rodinei Barbosa (MT)

Dreams Ballet (MT)

Estúdio Claz (MT)

Gabriela Berbetz e João Victor Gonçalves (SP)

Espaço Roda – Arte e Expressão (MT)

Ópera Ballet (MT)

Corpo Livre Cia de Dança (MT)

Escola Municipal de Dança de Primavera do Leste (MT)

Grupo de Siriri Flor de Atalaia (MT)

05.12

10h – Palestra com Ana Botafogo: "Vida de bailarina"

20h – Encerramento com encenação do espetáculo “Ballet La Fille Mal Gardée" /Suíte 1 Ato

Vale ressaltar, todas as atividades da XIV MOSTRA DE DANÇA DE MATO GROSSO, são gratuitas e sujeitas às regras de biossegurança estabelecidas por autoridades competentes.

Mais informações: @grupocarolineoficial (Instagram)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e