Cultura

Mostra de Cultura tem seminários, intercâmbios e apresentações regionais em Poconé

A 1ª Mostra de Cultura Popular que acontece nos dias 12, 13 e 14 de setembro em Poconé, traz seminários, intercâmbios e apresentações culturais a partir do tema “Práticas de cura”. A programação acontece no Sesc Poconé e nos Quintais de moradores com entrada gratuita.

“O evento dá lugar a Mostra de Siriri e quadrilhas, realizado ao longo de 10 anos. A partir dele, diversos grupos foram formados e são eles o centro deste novo formato. Os artistas serão ouvidos e vão compartilhar seus saberes e toda a riqueza da cultura tradicional, que guarda grandes talentos”, diz a analista de Cultura do Sesc Poconé, Poliana Queiroz.

Nesta quinta-feira (12/9), a partir das 15h, começa a vivência “Coreografia raiz x coreografia Nutella”, com grupos de Siriri de Poconé e São Pedro de Joselândia, no Salão Social do Sesc Poconé. À noite, o Quintal da Dona Apolônia recebe o grupo Reza Cantada do Pantanal, Ribeirinho Bacharel e Grupo de São Pedro de Joselândia a partir das 19h.

Na sexta-feira (13/9) a programação tem início às 9h com a Dança de São Gonçalo e o Chá com Pão, no Bosque do Sesc Poconé. A mesa-redonda “Das infinitas maneiras de curar-se”, conduzida pelo Frei Cristiano, Dona Severina e Nezinho será mediada pela professora doutora Patrícia Osório Silva, às 10h, no hall da lanchonete do Sesc Poconé.

O seminário “Porque valorizar a memória social em tempos atuais” começa às 15h, no Cinema do Sesc e vai ter a participação de Dito Pinto, João Benedito e Mestre Bule Bule, com mediação também da professora Patrícia. O dia termina no Quintal da Dona Leila, às 19h, com o show do mestre Bule Bule e Cururueiros de Poconé.

O chá com bolo às 8h, no Bosque do Sesc Poconé abre o último dia da Mostra, no sábado (17/9). A partir das 10h, começa a “A sonoridade da viola de cocho”, no Salão Social do Sesc, em que Cururueiros de Poconé e Orquestra Jovem do Sesc Pantanal se encontram para falar sobre o instrumento, típico do pantanal mato-grossense.

A feira de gastronomia e artesanato começa às 17h, no Bosque e o Revirado Cultural fecha a Mostra às 19h, com a apresentação dos Mascarados de Poconé, Grupo Bate Forte, Nossa Senhora de Chumbo, Balaio de Gato, Arara Azul e Maculelê, no Pátio Coberto do Sesc.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e