Joana, que já morou em Portugal, agora vive na cidade de Maputo, capital de Moçambique. Segundo ela, a mudança de endereço e a gravidez vieram no momento certo para dar uma pausa na carreira. “Foi perfeito. Ficar grávida agora me permitirá pelo menos nove meses de férias”.
Prestes a completar 30 anos de idade em agosto, ela faz questão de frisar que não abandonou a carreira de atriz e modelo: “Não larguei nada e nem penso em desistir. Eu adoro atuar e 'modelar'. A vida de um ator pode ser muito injusta e cruel às vezes. Um dia você está no topo, e no outro, embaixo. Se não souber gerir ou se não tiver uma boa base familiar, a cabeça vai para a cucuia”, diz a atriz que comemora 10 anos de profissão este ano. Joana começou a carreira na TV em 2005, em "Malhação". Antes, fez sucesso como sósia de Daniella Cicarelli.
Carreira de artistas pode ter altos e baixos
Apesar de sempre correr atrás de seus sonhos, Joana afirma: “Somos produtos e ponto. E muito ruim falar isso. Mas é a verdade. Por isso, acredito que todos nós (artistas) temos outros talentos. Portanto, acho válido ter um plano B sim”.
A carioca explica que trocar de país aconteceu de forma natural: “Casamento é assim. Uma hora um cede; e na outra, o outro. Enquanto estava gravando a novela 'Balacobaco' (Rede Record), em 2012, ele ficou me acompanhando durante um ano no Brasil. Coloquei na minha cabeça que agora era a hora de acompanhar meu marido”, conta Joana.
Planos de vida em outro continente
Joana revela que já se adaptou ao novo país. Nascida e criada na Zona Sul do Rio, ela explica que se mudou por causa dos compromissos profissionais do marido. Ela lembra que seus sogros são donos de dois hotéis em Moçambique e pediram para que o casal ajudasse na administração dos empreendimentos:
“A gente se acostuma, né? Moçambique é muito pobre, como vocês podem imaginar. Mas é um país muito rico em recursos naturais e minerais. A cidade onde moro é ótima. Óbvio que não tem tudo, mas digamos que é bem avançada para a África. Tem hotéis, restaurantes, bares e duas delicatessen. É tudo muito caro, mas tem tudo”, contou a atriz que costuma ir à academia para fazer hidroginástica e massagem, além de “dar um help às vezes ao marido nos hotéis”.
Para matar as saudades da família e dos amigos no Brasil, Joana encontrou uma solução que parece simples. A atriz buscou na internet uma saída: “Estou numa fase muito internética (sic)”, brinca. “Criei o meu site, o www.joanabalaguer.com. Sempre gostei muito de escrever e compartilhar informações interessantes com as pessoas. Quero mostrar um pouco dessa África que venho conhecendo a cada dia”.
Apesar de se sentir “um pouco isolada às vezes”, Joana conta que também vai dedicar parte de seu tempo às redes sociais: “A ideia é dar várias dicas. E claro, o assunto Maternidade vai ganhar destaque nos próximos meses. A única coisa chata é o fuso horário de cinco horas”.
Momento de aproveitar vida pessoal
Curtir cada dia da gravidez é uma das prioridades de Joana atualmente. “Estou de pernas para o ar sim. Estou me mimando e me cuidando muito”.
Na expectativa do primeiro filho, Joana adianta ainda que sonha em ter pelo menos dois filhos. “Eu estou muito feliz com a minha primeira gestação. É o sonho de quase toda mulher. Quero pesquisar tudo sobre mãe de primeira viagem. Ainda não comprei o enxoval do bebê. Mas, assim que tiver tudo, vou compartilhar no meu site”.
Além do enriquecimento cultural, Joana afirma que vive um momento muito especial: “Estou em um novo continente, tendo uma vida que nunca imaginei. A vida é assim”, comemora.
EGO