O espetáculo é uma nova versão da primeira peça da turminha, de 1978. Além de Mônica e Cebolinha nos papéis principais, Cascão, Magali, Chico Bento, Anjinho, Jeremias, Jotalhão e outros personagens participam da adaptação do clássico de Shakespeare, que deixa a parte trágica de lado e traz 13 animadas canções em ritmos brasileiros como samba e forró.
Os personagens da turminha criada por Mauricio de Sousa dão vida ao clássico de Shakespeare
No clássico enredo, Romeu Montéquio Cebolinha e Julieta Mônicapuleto são de famílias rivais da cidade de Verona, na Itália, e arrumam problemas ao se interessarem um pelo outro. Frei Cascão e Amagali irão ajudar o casal a lidar com a ira dos pais. A história é apresentada pelo Louco, que dá vida a um menestrel atrapalhado.
A montagem tem coloridos figurinos assinados pelo estilista Fause Haten e cenário criado por Paulo Correia, que também foi responsável pelo cenário da versão brasielira de "A Família Adams".
Segundo Mauricio, o espetáculo não foi pensado apenas para crianças e pretende agradar também aos adultos. "As crianças hoje sabem de tudo que acontece no mundo, e não podemos subestimá-las", defende o cartunista.
O musical, que ficará em cartaz inicialmente até julho, é um dos eventos que celebram os 50 anos da Mônica.