Cultura

Moda e artesanato ‘conversam’ com visitantes do Arte e Cultura na Mandioca

Há várias linguagens para traduzir o modo e um pensar de um povo não necessariamente com letras. Uma delas é a moda e o artesanato. Assim, quem quiser ‘ler’ parte da história contemporânea do que se cria em Mato Grosso pode conferir a ação Feira Artesanato e Moda, dentro da programação do “Arte e Cultura na Mandioca – 3ª edição”, que acontece no próximo dia 16. Esta atividade acontece durante todo o período do evento, das 16h às 22h, na Rua 12 de Outubro, esquina com a Rua Pedro Celestino, no Centro Histórico de Cuiabá. A atividade em questão está sendo preparada pela “Bendito Mercado”, apoiadora desta edição realizada pela Casa de Cultura Silva Freire, agora como Ponto de Cultura.

A organizadora desta parte do evento, a artista Adriana Milano, explica que a mostra de artesanato e moda pretende fomentar a economia criativa e colaborativa ao valorizar marcas autorais gerando oportunidades comerciais para designers e artesãos locais. E existe ‘assunto’ para todo tipo de gosto e necessidade para deixar não só as pessoas mais elegantes com uma moda de bom gosto e também alegrar com enfeites criativos suas casas. Ela destaca que serão comercializadas as mais diversas peças e produções. Estarão lá acessórios em couro de Anna Marimon; Bazar de Fotografias do Studio Rai Reis; relicários e utilitários, da Bendito Santo Ateliê; bordados em tecidos, das Bordadeiras da Chapada; moda da Gasperin; acessórios e objetos para decoração, de Gilmar Chavier; acessórios, crafts e decoração afetiva da Incomum; decoração e interiores, da Insight Coletivo; acessórios e moda de Ivani Brito; objetos de decoração em palha de buriti, de Paulo Rogério Lenzi; brechó de Soraia Mourão; Moda da Studio F2 e; bolsas, utilitários em tecido e courino, da Valéria Carvalho Ateliê.

Todos esses nomes vão desfilar talento e criatividade aos olhos do público que só tende a crescer ao longo das próximas edições, conforme os organizadores. Por isso, além de moda e artesanato o evento ainda traz na programação: artes na rua com diversos artistas importantes do contexto brasileiro radicados em Mato Grosso, teatro; gastronomia, sustentabilidade, literatura, projeções de audiovisual, dança, oficinas para crianças e adultos, performance e música, atrações que valem muito a pena conferir de perto, conforme podem ver na programação geral no site da Casa Silva Freire ou na fanpage Arte e Cultura na Mandioca.

Os artistas da organização

Essa terceira edição do ‘Arte e Cultura na Mandioca’ do Ponto de Cultura Casa Silva Freire, contemplado neste ano pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), que implementa o Programa Cultura Viva da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), tem ainda parcerias com a Prefeitura Municipal de Cuiabá, através da Secretarias Municipais de Cultura, Esporte e Turismo (SMCET) e de Educação (SME) via Escola Municipal de Educação Básica Silva Freire, a Universidade Federal de Mato Grosso, representada pelos Grupos de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN/Instituto de Educação) e em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/Faculdade de Comunicação e Arte), além do estúdio musical Demoexmachina e do escritório de arquitetura Arqproject.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e