Com o objetivo de conhecer a realidade agrícola e industrial local, os membros do governo da Terra do Sol Nascente pretendem ampliar a compra de milho, além de prospectar futuros investimentos.
O Japão é um dos maiores parceiros comerciais do Estado. Apenas no mês de fevereiro de 2013, o montante vendido ao arquipélago foi de aproximadamente U$$ 208 milhões, garantindo ao país o segundo lugar no ranking das exportações mato-grossenses.
A agenda em Sorriso incluiu visitas às lavouras de milho irrigado, frigoríficos de suínos e aves. De acordo com o Secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta, a intenção é agregar valor aos produtos exportados.
“Eles já compram um volume alto do grão. Como o objetivo dos japoneses é transformar o milho em ração para engorda de aves e suínos, estamos negociando a exportação do produto já industrializado”, afirma
A comitiva é composta pelo segundo-secretário da Embaixada do Japão, Kentaro Morita, pelo vice-cônsul do Japão em São Paulo, Satoshi Endo, pelo coordenador do Departamento de Pecuária do Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão, Masahiro Isa, além do assistente do Departamento de Pecuária do Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão, Akira Sano.
Em Cuiabá a missão japonesa também participou, na terça-feira (19.03), de uma reunião com o deputado Estadual Mauro Savi e técnicos da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato). Neste evento eles conheceram os números da produção no Estado. “A colheita de milho em Mato Grosso no ano de 2012 foi de 15,5 milhões de toneladas, deste total, 15% é para atender o mercado interno e 85% é excedente, ou seja, temos produto de sobra para atender a demanda dos japoneses”, explicou Valério Gouveia, secretário adjunto da Sicme.
Para o representante do Governo do Japão, Masahiro Isa, a visita foi importante para conhecer a realidade agrícola do Estado e assim abrir novas oportunidades de investimento.
“Ficamos impressionados com a extensão das plantações e tecnologia empregada nas lavouras, além da estrutura dos frigoríficos. Levaremos agora as informações ao governo japonês e também aos nossos produtores”, conclui.
Participaram da visita em Sorriso o prefeito Dilceu Rossatto, a presidente da Câmara Municipal, Marilda Savi, demais vereadores e secretários municipais.
Diego Frederici – Da Redação
Com informações da SICME