O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi lidera a partir desta sexta-feira (02.09) uma visita comercial a sete países asiáticos por 22 dias. O objetivo é ampliar e conquistar novos mercados para o agronegócio brasileiro.
Blairo apresentará informações sobre o potencial do país para alimentar o mundo, especialmente a Ásia, e a garantia da sanidade dos produtos agropecuários brasileiros. “A ideia é provocar os mercados, estimula-los e mostrar que nós temos coisas a vender e também estamos dispostos a comprar”, comentou.
A viagem ao continente faz parte do plano do governo federal para elevar de 7% para 10%, em cinco anos, a participação do Brasil no comércio agrícola mundial. De acordo com Blairo, hoje o agronegócio brasileiro está presente em apenas 42% dos países do planeta. “Ainda temos uma fatia de 58% para conquistar. Poucas nações têm tanto a oferecer no setor agrícola quanto o Brasil. Somos vocacionados para a atividade rural e devemos aproveitar isso para gerar mais emprego e renda.”
Um grupo de empresários brasileiros do setor agrícola, os secretários de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Ribeiro, e de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, acompanham o ministro durante a viagem. Eles irão participar de seminários, visitas técnicas, reuniões bilaterais e encontros com autoridades da China, Coreia do Sul, Tailândia, de Myanmar, do Vietnã, da Malásia e Índia.
Entre os temas a serem negociados pela missão chefiada por Blairo, estão à ampliação ou a abertura do acesso a mercados para carnes (bovina, suína e de aves), a habilitação de plantas frigoríficas, liberação do comércio de farinhas de aves e de bois vivos, além de acordos nos setores de açúcar, algodão, borracha, etanol, frutas, milho, madeiras, lácteos, soja, material genético avícola e cooperação técnica e científica com a Embrapa.