Economia

Ministro recebe representantes dos EUA para discutir ampliação da agricultura

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi recebeu em audiência a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, acompanhada da embaixadora Negociadora Chefe para Assuntos de Agricultura do governo Americano, Darci Vetter.

A audiência tratou da cooperação bilateral em agricultura. Blairo ministrou uma palestra, onde falou sobre a proposta de agregação de valor aos produtos agrícolas brasileiros. Darci Vetter revelou que há interesse dos americanos em ampliar o comércio com o Brasil e ficou impressionada com a informação de que 61% do território brasileiro são preservados.

Blairo Maggi viaja no próximo dia 27 para Washington, nos EUA, para assinar um acordo bilateral para compra e venda de carne in natura. Ele afirmou olhar com muita atenção para a forma como os americanos tratam a agricultura e como conduzem as negociações com outros países.

O ministro da Agricultura brasileiro aproveitou a oportunidade para sugerir aos representantes do governo americano que se unam ao Brasil e Argentina para discutir sobre a questão do uso do glifosato. Na avaliação de Blairo Maggi a proibição do uso desse produto trará grandes prejuízos econômicos e ambientais.

"Nós temos que unir forças e falar sério sobre essa questão", propôs o ministro. Ele disse que se o uso do produto for proibido haverá uma queda de 80% na produção de grãos. Vetter concordou, mas não viu espaço para que esse tema seja discutido no momento pelos grupos de estudo e pelos técnicos.

O secretário de Defesa Agropecuária, Luiz Rangel, pediu que seja criado um Centro de Avaliação de Riscos nas Américas no qual cientistas dos dois países – Brasil e Estados Unidos – uniriam forças para estudar, avaliar e definir critérios para o controle de pragas e doenças no setor agropecuário.

A negociadora Chefe para Assuntos de Agricultura do governo americano considerou a proposta uma "ideia interessante" e disse que os dois países são os maiores produtores de alimentos do mundo.

(Com Assessoria)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26