Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária
Alguma vez você já acordou com o som do seu cachorro se lambendo insistentemente? Isso é algo que muitos tutores já experimentaram em algum momento e, quando esses episódios de lambedura se tornam muito persistentes, é normal que gerem preocupação. Durante o dia, os cães geralmente estão mais distraídos, pois passam mais tempo conosco, saem para passear, brincam com outros cães, etc., o que pode fazer com que dediquem menos tempo para se lamber.
No entanto, à noite, enquanto tudo está em silêncio e os humanos descansam, os peludos podem aproveitar para lamber as patas, os flancos, o ânus, o abdômen ou outras partes do corpo por um longo tempo.
Caso você esteja se perguntando, a verdade é que existem muitos motivos pelos quais o cachorro pode parecer tão obcecado pelo auto-lambedura, e neste artigo do PeritoAnimal explicamos em detalhes alguns deles. Vamos ver por que meu cachorro se lambe tanto durante a noite!
Também lhe pode interessar: O que fazer se o meu cachorro está estressado
Higiene
Embora os cães não se caracterizem por serem tão limpos e asseados como os gatos, eles também se lambem de vez em quando com o objetivo de limpar o pelo e eliminar restos de sujeira que possam ter ficado aderidos à pele, especialmente nas patas.
Também é muito comum que eles se lambam após o uso de algum tipo de produto cujo cheiro lhes pareça estranho ou desagradável, como shampoo para cães, pipetas antiparasitárias, perfume ou pomadas. Dessa forma, eles tentam eliminar esse odor que não reconhecem e recuperar o seu próprio, com o qual se sentem mais confortáveis.
O que fazer se meu cachorro se lambe muito à noite por higiene?
Se o seu cachorro tem se lambido durante a noite por esse motivo, não há nada com o que se preocupar. Esse tipo de lambedura não é, em nenhum caso, negativo, mas se você acha que seu cão está se lambendo em excesso, pode ajudá-lo a eliminar a sujeira do pelo escovando-o com frequência e dando banho quando necessário.
Também é recomendável que você verifique bem o seu peludo após passeios por campos e parques, para remover espigas, raminhos ou qualquer outra coisa que possa ter ficado presa e possa incomodá-lo.
Deixamos para você o seguinte artigo do PeritoAnimal sobre “Como limpar cachorro a seco – 3 opções de banho seco!“.
Alergias e problemas dermatológicos
As alergias alimentares, ambientais ou por contato são uma causa frequente de dermatites em cães, a qual se manifesta com vermelhidão, ardência e muita coceira. Tudo isso faz com que o cachorro lamba insistentemente a área mais afetada, que geralmente são as patas, o que muitas vezes provoca um agravamento do quadro, pois a pele fica ainda mais irritada e pode chegar a se infectar.
O que fazer se meu cachorro se lambe muito durante a noite por alergia?
Se você acha que seu cachorro pode estar com alergia ou algum outro tipo de problema dermatológico, a primeira coisa a fazer é levá-lo ao veterinário para que ele avalie o animal. É provável que o veterinário recomende uma dieta de exclusão ou uma dieta especial hipoalergênica para descartar a possibilidade de o problema ser alimentar. Além disso, ele pode prescrever algum anti-histamínico, pomada ou outro medicamento com o objetivo de aliviar o desconforto e permitir que o cão descanse melhor.
Você encontra mais detalhes sobre “Por que cachorro lambe a pata?” no seguinte post do PeritoAnimal.
Presença de parasitas
As pulgas, os ácaros e outros tipos de parasitas podem causar muita coceira no cachorro e provocar um excesso de arranhões e lambeduras na pele, com o risco adicional de que o animal possa acabar ingerindo algum parasita e desenvolver outros problemas mais graves. Por isso, nos perguntamos por que meu cachorro se lambe tanto durante a noite.
O que fazer se meu cachorro se lambe muito à noite por parasitas?
Se o seu cachorro se lambe muito, examine-o cuidadosamente entre os pelos, especialmente na região das orelhas, na base da cauda e no ventre, em busca de algum tipo de parasita externo. Às vezes, os parasitas não são facilmente visíveis a olho nu, mas isso não significa que não estejam presentes. Portanto, certifique-se de desparasitar bem o seu peludo utilizando pipetas, comprimidos ou coleiras
Dor e mal-estar físico
Quando um cachorro sente dor em alguma parte do corpo, é muito comum que ele comece a se lamber e a morder essa área insistentemente. É normal que nos perguntemos por que meu cachorro se lambe tanto à noite ou por que meu cachorro lambe as patas. Isso é um claro sinal de desconforto, pois o cachorro, que não sabe o que está acontecendo, tenta fazer tudo o que pode para aliviar a dor que sente.
O que fazer se meu cachorro sente dor?
O primeiro passo é identificar a origem do desconforto. Se a dor vem de uma ferida ou lesão visível, bastará realizar os cuidados pertinentes, recomendados por um veterinário, para aliviar a seu incômodo.
No entanto, é possível que a dor não seja tão facilmente reconhecível, tornando necessário realizar uma exploração mais profunda ou uma série de exames clínicos para um diagnóstico correto. Nesse último caso, o veterinário irá prescrever um tratamento apropriado para o tipo de problema que o cão está enfrentando, e a lambedura deve desaparecer.
Estresse ou ansiedade
Além das patologias clínicas, existe uma ampla gama de problemas emocionais que podem causar lambedura obsessiva em cães. Um estado prolongado de ansiedade, frustração ou estresse geralmente desencadeia estereotipias, ou seja, comportamentos repetitivos, intensos e duradouros que, aparentemente, não têm nenhuma função para o animal.
A lambedura é uma estereotipia comum em cães que não estão em condições ideais de bem-estar psicológico e pode acabar causando lesões graves como consequência desse comportamento.
O que fazer se meu cachorro se lambe muito à noite por estresse ou ansiedade?
Muitos tutores têm dificuldade em reconhecer o estresse em cães e não o consideram como uma possível causa do comportamento. No entanto, se após uma revisão veterinária for determinado que a saúde física do cachorro está adequada, é hora de considerar a possibilidade de que o cão esteja sofrendo de algum distúrbio emocional.
Cães resgatados de abrigos, animais com pouca socialização precoce ou que passaram por experiências negativas ou traumáticas são muito propensos a desenvolver ansiedade e a sofrer em certas situações (por exemplo, quando ficam sozinhos, quando chegam visitas em casa, quando estão com outros cães, quando há uma mudança de rotina no lar, etc.). Nesse caso, recomendamos buscar a ajuda de um etólogo canino para avaliar o animal.
Falta de estimulação
É certo que ninguém gosta de ficar entediado, mas a falta de atividade para um cachorro pode se tornar um problema grave. Os cães, especialmente os jovens e os que pertencem a raças de trabalho, precisam de estimulação diária, tanto física quanto mental.
Um cão que não faz exercícios, que não brinca, que passa muito tempo sozinho ou que não tem permissão para realizar os comportamentos próprios da sua espécie desenvolverá muita frustração, o que acaba resultando em problemas graves de comportamento e no aparecimento de estereotipias, como a lambedura excessiva durante o dia e a noite.
O que fazer se meu cachorro está entediado?
Antes de adotar um cachorro, é muito importante considerar qual é o seu estilo de vida e escolher o animal que melhor se adapta a ele. Se você é uma pessoa sedentária, que não dispõe de muito tempo ou que passa grande parte do dia fora de casa, não é uma boa ideia adotar um cachorro, especialmente um animal de alta energia.
Em qualquer caso, para evitar que seu cachorro fique entediado, você deve:
- Mantê-lo estimulado.
- Dedicar tempo de qualidade para estar com ele.
- Brincar.
- Levar para passeios em locais onde ele possa se divertir: parques, campo, montanha, etc..
Propor atividades interativas em que ele tenha que pensar e usar seu olfato e treinar habilidades simples com reforço positivo. E se você não souber mais o que fazer para melhorar o dia a dia do seu peludo, a melhor ideia é entrar em contato com um etólogo que possa orientá-lo durante todo o processo
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro se lambe muito à noite: causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas mentais.
Fonte: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-se-lambe-muito-a-noite-causas-e-o-que-fazer-25182.html