Cultura

Mestre Albertino será homenageado nesta quinta-feira (16) em concerto do instituto Ciranda

A Orquestra de Sopros do Instituto Ciranda apresenta nesta quinta-feira (16.12) um concerto dedicado a obras de José Albertino da Silva, o Mestre Albertino. O espetáculo gratuito será às 19h, na Praça 8 de Abril (Choppão), em Cuiabá.

A apresentação faz parte do projeto ‘O Coreto de Mestre Albertino’, selecionado no edital Conexão Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), executado com recursos da Lei Aldir Blanc.

Mestre Albertino nasceu em Cuiabá no ano de 1906, e desde criança demonstrou talento para a música. Na adolescência, ingressou na Força Pública do Estado de Mato Grosso (Polícia Militar), onde aprendeu a tocar bombardino e trombone. Na carreira militar, ele também atuou com música e ajudou a formar bandas e fanfarras, além de contribuir para a formação de jovens músicos mato-grossenses. Mestre Albertino deixou um vasto repertório composto de valsas, choros, sambas, polcas e o tradicional rasqueado cuiabano.

O projeto ‘O Coreto de Mestre Albertino’ foi desenvolvido em três fases. Na primeira, foram elaborados dez arranjos a partir das obras dele. A segunda etapa é a realização do concerto aberto e gratuito, com apresentação das músicas. Depois, será feito um kit com os novos arranjos para ser distribuído a bandas de Cuiabá e do interior do Estado.

"Consideramos este projeto como um marco importante na construção e resgate da obra de Mestre Albertino, uma vez que daremos vazão a parte significativa de sua obra musical, a partir da elaboração de arranjos novos, realização de ensaios, concerto e a confecção de um material muito bem elaborado que ficará à disposição das bandas musicais de Mato Grosso. Desejamos que sua música volte a soar e ocupe seu lugar de direito no universo sonoro mato-grossense", ressalta o maestro Murilo Alves, presidente do Instituto Ciranda e idealizador do projeto.

Conexão Mestres da Cultura

O edital visa compartilhar os saberes e fazeres artísticos e culturais do estado, reconhecendo o trabalho desenvolvido por pessoas que impactaram a cultura mato-grossense, seja pela contribuição para o fortalecimento da cultura quanto pela importância para a comunidade onde atua. No total, o edital atendeu 75 projetos com investimento total R$ 7,5 milhões.

Serviço:

O Coreto de Mestre Albertino

Data: 16 de dezembro

Horário: 19 horas

Local: Praça 8 de Abril (Praça do Chopão)

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e