A maior diferença está no farol. Os "olhos duplos" que caracterizavam o modelo desde 1995 deram lugar a uma peça unificada, que traz agora luzes de LED na parte superior.
As mudanças parecem discretas, mas a Mercedes diz ter feito intervenções profundas.
"A dianteira foi completamente redesenhada. O intuito foi dar mais sofisticação e jovialidade ao Classe E. Mexemos até na lateral, algo incomum em reestilizações", explica Robert Lesnik, gerente de design exterior da marca alemã.
Há duas opções de grade à disposição do cliente. O modelo convencional traz barras cromadas, e a estrela de três pontas é colocada sobre o capô. A segunda versão ostenta o logotipo da Mercedes bem à frente do radiador.
Seja qual for a escolha, a impressão é de que o Classe E ficou mais esportivo, sem perder o ar de veículo executivo que o consagrou.
Os motores também evoluíram. A Folha avaliou as versões E250 (211 cv) e E400 (333 cv), que estão até 10% mais potentes.
Ambas têm sistema Start/Stop (que desliga o motor automaticamente enquanto o carro fica parado no semáforo, por exemplo), além de turbo e câmbio automático de sete marchas, para ajudar a poupar gasolina.
Já os níveis de conforto e silêncio a bordo continuam muito bons, a contento dos fiéis clientes do carro. Mas o que deve atraí-los agora são as novidades tecnológicas.
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A mais interessante delas é o Steering Assist, que corrige sozinho o ângulo do volante para manter o veículo na pista -câmeras inteligentes se guiam pelas faixas contínuas pintadas no asfalto.
Apesar de o manual do proprietário não recomendar, a reportagem acionou também o controle de cruzeiro adaptativo e transitou com o carro de forma autônoma (sem interferir no volante) por alguns metros, em linha reta. A trajetória era corrigida automaticamente sempre que o carro passava por sobre a faixa.
O pacote é complementado pelo Attention Assist, que monitora o motorista e sugere que se faça uma pausa caso sejam detectados sinais de cansaço.
O novo Classe E também dá "bronca" em caso de barbeiragem. Se o motorista tentar mudar de faixa sem acionar a seta ou fechar outro veículo, o volante treme.
A Mercedes, porém, faz mistério sobre quais desses itens serão equipamentos de série no Brasil. O preço só será revelado em setembro, mas deverá ter um pequeno reajuste. Até lá, a marca oferecerá no Brasil as versões 2013 a partir de R$ 222 mil.
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Fonte: FOLHA.COM