O mercado de TV por assinatura teve uma queda de 7,2% em 2022, segundo dados de dezembro divulgados pela Anatel. O setor fechou com 12,48 milhões de assinantes pagantes do serviço, contra 13,46 milhões em dezembro de 2021. A base de usuários de TV paga via satélite foi de 6,44 milhões em dezembro, contra de TV a cabo e 1,34 milhões em fibra. Apensa no mês de dezembro, o mercado perdeu 73 mil assinantes, segundo dados da Anatel. Apesar da queda em 2022, a retração do mercado foi menos intensa doque em 2021, quando a queda havia sido superior a 10%.
A maior perda de base em 2022 foi na tecnologia de cabo, que em um ano passou de 5,44 milhões para 4,69 milhões (queda de 13%). Já o DTH (satélite) foi de 6,66 milhões de clientes para 6,44 milhões (queda de 3%). A fibra foi a tecnologia com menor variação, de 1,35 milhão para 1,34 milhão de acessos, ficando praticamente estável.
No desempenho das operadoras em 2022, a Claro passou de 6,05 milhões de acessos para 5,16 milhões (queda de 14,7%). A Sky passou de uma base de 4,11 milhões para 4,04 (queda de 1,6%). A Oi cresceu 6%, indo de 1,77 milhão de acessos para 1,88 milhão. E a Vivo passou de 1,114 milhão para 966 mil assinantes (queda de 13,3%). As pequenas operadoras foram de 419 mil clientes de TV paga para 437 mil (crescimento de 4%).
A Anatel ainda computa 1,6 milhão de acessos de TV por assinatura, mas na modalidade livre via satélite (em que não há cobrança de assinatura e a oferta está restrita a canais abertos ou obrigatórios previstos em lei). Destes, a Claro tem 914 mil usuários e a Oi, 648 mil.
Os dados da Anatel não consideram os assinantes de serviços com canais lineares prestados pela Internet no modelo OTT, como DGO e Claro TV+, além de serviços de streaming.