Circuito Pet

Meninas criam grupo para arrecadar ração e promover a adoção de animais abandonados em Sorocaba

Com o objetivo de ajudar os animais abandonados e reforçar a causa da guarda responsável, uma professora e quatro alunas de 12 a 13 anos de um colégio particular em Sorocaba (SP) criaram o grupo "Fada dos Animais".

Nina Bressane, Laura Shibata, Maria Eduarda, Beatriz Gomes e Maria Clara Moraes idealizaram o projeto em 2015 por iniciativa própria, contando com o apoio da pedagoga Lygia Veccina. Além de divulgarem o tema, elas organizam feirinhas de doações.

"Nós começamos arrecadando rações para cães e gatos, materiais de higiene, remédios, tudo dentro da escola", conta Lygia.

A ação é inspirada no projeto "Disney Cidadania", que incentiva o público a criar projetos voltados para o bem estar da sociedade, como viver de forma saudável, cuidar do meio ambiente, fortalecer as comunidades e fomentar a criatividade e inovação.

De acordo com a pedagoga, logo no início o grupo firmou uma parceria com uma pessoa ativa na causa dos animais, o que foi muito importante para o desenvolvimento das ações.

"A Mônica Gabriel nos apoiou logo cedo, ela foi a nossa primeira parceira em uma ação de adoção no colégio. Doamos 16 animais, entre gatos e cachorros, em 2015", lembra.

A professora ainda conta que a iniciativa será inscrita em um projeto da Universidade de Campinas (Unicamp) sobre práticas de humanização com e para a liberdade, com o objetivo de evidenciar prática pedagógicas, educativas e de humanização das pessoas no mundo escolar e na sociedade.

As meninas também já foram até uma universidade de Sorocaba conversar com médicos veterinários e, em seguida, repassaram as informações aos colegas. Além disso, receberam o chamado "Diploma do Bem" da Fundação Alexandra Schlumberger, voltada à causa animal.

"Sempre procuramos dar visibilidade à causa animal e promover ações que possam ressaltar esta ideia", continua Lygia.

Nos anos seguintes, mais arrecadações de ração e materiais de limpeza foram levantadas. A professora conta que o grupo planeja uma ação por ano e, no momento, está procurando uma parceria com um espaço para realizar mais uma edição do projeto.

Para Nina Bressane, uma das integrantes do movimento, é muito bom poder fazer parte logo cedo de uma causa animal. "Eu acho que no futuro, quem sabe, podemos crescer junto com o projeto, talvez até abrir uma ONG", comenta.

Na feira promovida no ano passado, as meninas doaram filhotes de cachorros abandonados próximo à casa da uma das integrantes. "Um filhote foi adotado pela mãe da Lygia e outro por um garotinho", conta Nina.

Já Maria Eduarda comenta que a oportunidade de ajudar os animais é muito gratificante. "Isso também é importante para o nosso futuro, lá na frente podemos continuar ajudando mais animais do que hoje."

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar