Economia

MEI tem mais três dias para evitar cancelamento do CNPJ

Foi prorrogado o prazo para microempreendedores individuais (MEIs) regularizarem suas pendências junto à Receita Federal até às 23h59 desta sexta-feira (26/01). A decisão foi anunciada hoje pelo Governo Federal e o Sebrae Mato Grosso reforça a necessidade de atenção dos empresários.

O prazo estendido possibilita a mais empreendedores ficar em dia com suas obrigações. Após essa data, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) informou que ocorrerá o cancelamento definitivo do CNPJ irregulares. “A orientação é que o MEI acesse diretamente o Portal do Empreendedor ou procure o auxílio do Sebrae, mas não deixe para a última hora, principalmente as declarações, já que para efetuar o parcelamento dos impostos é preciso que as declarações constem no sistema. Se deixar tudo para sexta-feira, o sistema pode demorar para reconhecer a declaração do MEI e não liberar o parcelamento”, alerta a analista do Sebrae, Liliane Ramos.

O microempreendedor que já regularizou sua situação não precisa se preocupar. No Portal do Empreendedor é possível fazer a busca pelo CNPJ ou CPF para verificar a situação da empresa. São considerados inadimplentes os microempreendores que não pagaram nenhuma guia mensal (DAS) referente a 2015, 2016 e 2017 e que não entregaram nenhuma declaração anual (DASN-SIMEI) referentes aos anos de 2015 e 2016.

Para se regularizar, o MEI pode solicitar o parcelamento dos seus débitos em até 60 meses. Caso ele realize algum dos pagamentos pendentes ou entregue alguma das declarações atrasadas até o dia 26 de janeiro de 2018, evitará o cancelamento.

A baixa definitiva do CNPJ (prevista na LC 123/06) não poderá ser revertida e os débitos migrarão automaticamente para o CPF vinculado. O cancelamento da inscrição do MEI é previsto no Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e foi regulamentado por meio da Resolução n° 36/2016 do Comitê Gestor, criada para tratar do processo de registro e de legalização de empresários e de pessoas jurídicas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26