Começando como um passatempo do advogado, professor da PUC/RJ e da FGV/Rio José Roberto Castro Neves, o livro “Medida por medida: O Direito em Shakespeare” consegue seu desiderato de instigar o leitor a conhecer mais as obras de Shakespeare, fazendo uma relação mais do que evidente entre o que é jurídico e os sentimentos humanos.
Respeito ao processo legal, misericórdia e justiça, sociedade sem direito, responsabilidade humana, entre outros, são grandes tema do direito que estão dentro da obra shakespeariana e isso vai sendo relembrado àqueles de vão sorvendo tais lições ao irem passando pelas páginas do livro de Castro Neves.
No capítulo de Macbeth: O Tribunal da Consciência, o autor já lembra de saída a citação “dizem que o sangue atrai o sangue” (Ato III, Cena 4) para no final registrar que Macbeth diz ser a vida um conto cheio de fúrias. Relembrando as fúrias ou eríneas, divindades da mitologia grega que perseguiam ou acertavam as contas com culpados de algum mal moral.
Isso tem especial papel na Trilogia de Orestes, de Ésquilo, pois as fúrias caçam Orestes e o levam a julgamento onde há um empate, vindo Atenas (Minerva para os romanos) dar o desempate para Orestes, o que se conhece como Voto de Minerva, pois a humanidade sempre merece uma oportunidade. O estado de direito domina as fúrias, agentes da ordem natural.
Na sua nota do autor, Castro Neves esclarece sua perspectiva de advogado e professor para dizer que o jurídico permeia a obra de Shakespeare, registrando não haver sociedade sem direito, o homem é responsável por seus atos, a misercórida compõe a justiça, o conteúdo se sobrepõe a forma, o poder se exerce legitimamente e o devido processo deve ser observado.
É uma obra que merece a atenção de todos, pois consegue provocar nos leitores, independentemente de serem da área jurídica ou não, o desenvolvimento de raciocínio e o exercício de interpretação inteligente para sorver a experiência rica proporcionada pelos textos escolhidos.
Medida por medida: O Direito em Shakespeare
Autor José Roberto Castro Neves
Editora Nova Fronteira: Rio de Janeiro