Cidades

Medicamentos recém incluídos na lista do SUS serão disponibilizados

Foto: MPE/MT

Os procedimentos administrativos para incorporação do cloridrato de cinacalcete e paricalcitol na relação oficial de medicamentos disponibilizados pelo SUS, conforme prevê a Portaria nº 48/2015, ainda não foram concluídos pelo Ministério da Saúde, mas em Mato Grosso um Termo de Compromisso Extrajudicial viabilizará o fornecimento imediato dos dois medicamentos aos pacientes que possuem doença renal crônica. O acordo, proposto pelo Ministério Público Estadual, foi firmado nesta quarta-feira (25) com a Secretaria de Estado de Saúde e Associação dos Pacientes Renais e Transplantados.

De acordo com o promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes, o instrumento jurídico possibilitará ao Estado a compra e dispensação dos referidos medicamentos pelo menos até a conclusão dos procedimentos administrativos de incorporação dos fármacos pelo Ministério da Saúde. “A condição clínica desses pacientes não permite que os mesmos aguardem a conclusão de procedimentos administrativos internos para o recebimento desses medicamentos”, destacou o promotor de Justiça.

Segundo ele, no Termo de Compromisso também foi estabelecido o fluxo de atendimento dos usuários do SUS que se enquadram nos termos da Portaria 48/2015, para que não haja a necessidade de recurso à esfera judicial. Dos dois medicamentos recém incluídos na lista oficial do Ministério da Saúde, um custa R$ 850,00 e o outro R$ 350,00. Por mês, cada paciente utiliza de quatro a 12 caixas dos dois produtos.

Conforme o presidente da Associação dos Pacientes Renais e Transplantados de Mato Grosso, Carlos Antônio Pereira, existem mais de 3.500 pessoas ligadas à entidade, sendo que aproximadamente 400 são transplantados. “Esses dois medicamentos são de uso contínuo dos pacientes com problemas renais crônicos e propiciam um pouco mais de alívio às pessoas que necessitam da medicação”, observou.

Com Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.