Economia

McDonald’s é multado em R$ 3 milhões por publicidade abusiva do McLanche Feliz

A entidade de proteção ao consumidor decidiu neste mês manter uma multa decorrente de um processo de 2011 no qual o McDonald's foi acusado de promover as vendas do lanche por meio de campanhas publicitárias que o associam ao mundo infantil utilizando personagens, bonecos e atores mirins.
 
Na época, a empresa recorreu da decisão, mas o Procon-SP negou o recurso e decidiu multar a Arcos Dourados em caráter definitivo. Agora, a empresa pode recorrer da multa apenas na esfera judiciária.
 
A decisão pela manutenção da multa foi publicada na edição de 2 de abril do "Diário Oficial do Estado de São Paulo".
 
PUBLICIDADE ABUSIVA
 
Segundo o Procon-SP, a empresa incitou o público infantil –considerado hipervulnerável– a consumir alimentos não saudáveis pelo uso de personagens infantis e pela venda de lanches acompanhados de brinquedos.
 
"A publicidade tem que tomar uma serie de cuidados e jamais deve fazer esse vínculo com o mundo infantil, pois esse público não tem a capacidade de compreensão que o público adulto possui", afirmou Andréa Benedetto, assessora técnica da entidade.
 
Embora não haja uma legislação específica regulamentando a publicidade infantil, a condenação foi feita com base no Código de Defesa do Consumidor, que veda a publicidade abusiva, afirmou Benedetto.
 
OUTRO LADO
 
Procurado, o McDonald's afirmou por meio de sua assessoria de imprensa que vai "discutir a multa aplicada em 2011 no Poder Judiciário".
 
A empresa também afirmou que os brinquedos que acompanham o lanche podem ser adquiridos desde 2006 sem a obrigatoriedade do consumo de refeições e que "todas as composições do McLanche Feliz apresentam 600 calorias, recomendação da Organização Mundial de Saúde para 1/3 das refeições diárias de uma criança".
 
Segundo o McDonald's, a companhia possui um código de autorregulamentação, que prevê uma série de regras de comunicação para o público infantil.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26