Cultura

Mato Grosso perde o Mestre Artesão Lupércio dos Anjos aos 84 anos

Lamparinas, cestas de ovos, rosa mandala, rosa cabide são algumas das peças que eram confeccionadas por Lupércio José dos Anjos, um baiano que escolheu o município de Nobres (100 km de Cuiabá) para viver e desenvolver o artesanato que lhe deu reconhecimento nacional e internacional. Ele faleceu neste domingo (19), em uma casa de apoio, aos 84 anos.

Quando jovem, Lupércio saiu do estado nordestino para São Paulo junto com o irmão. Mas as circunstâncias da vida separaram a família e ele acabou chegando a Mato Grosso. Em Nobres, descobriu que tinha talento para o artesanato e começou a confeccionar as peças que lembravam a infância na Bahia.

Em 2018, na Feira Nacional de Artesanato (Fenearte), em Recife, foi reconhecido pelo Sebrae nacional como Mestre Artesão.

O título coroou as três décadas de trabalho, destacando a admiração dos demais colegas e da sociedade. A arte de Lupércio dos Anjos era feita do reaproveitamento de latas de tinta, de leite em pó e de extrato de tomate, e tinha o grande diferencial nas pinturas, inspiradas em livros chineses.

Suas peças estão expostas em galerias de arte em Portugal, na França, nos Estados Unidos e aqui no Brasil, nos estados de Maceió, Pernambuco, Paraíba, São Paulo e Minas Gerais, além de galerias cuiabanas.

Segundo a coordenadora de Artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Lourdes Josafá Sampaio, seo Lupércio se preocupava com o seu legado. “Ele questionava o porquê de as pessoas não quererem mais aprender arte. Ensinou uma artesã a sua técnica, mas a pintura das peças era algo único que só ele sabia fazer”, contou.

Lupércio dos Anjos foi velado e enterrado em Nobres na última segunda-feira (19). Não tinha esposa, nem filhos.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e