O número é um recorde para a pecuária do Estado, que de janeiro a novembro arrecadou US$ 958,69 milhões, registrando uma alta de 10,97%, em comparação com os US$ 863,94 milhões do acumulado de 2012. Segundo o Imea, a valorização da moeda americana é um dos fatores para os números.
Para o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, as exportações foram um dos pontos positivos da pecuária do Estado em 2013. “Exportamos mais, graças aos grandes compradores como a Rússia, que voltou a comprar do Brasil, a participação da China e a consolidação da Venezuela e dos países do Oriente Médio”, explicou Vacari.
Ainda conforme os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), elaborados pelo Instituto, o volume embarcado de 202,45 mil toneladas de carne são superiores aos números de 2012, onde foram embarcados 173,19 mil toneladas.
Conforme Vacari, a expectativa para 2014 é de mais movimentação das exportações, além da procura da proteína no próprio mercado interno, devido a melhor distribuição de renda e oferta equilibrada.
Fonte: Gazeta Digital