Foto: Ahmad Jarrah
A grande atração desta segunda-feira é a Super Lua, a maior dos últimos 70 anos, que pode ser observada a olho nu na noite desta segunda-feira, 14 de novembro de 2016. Nesta noite, satélite está a 356.511 quilômetros de distância do nosso planeta.
A última superlua como essa foi registrada em 1948 e dados da Nasa apontam que a próxima “visita” tão próxima à terra será somente em 25 de novembro de 2034, quando ela chegará a 356.466 km da Terra.
O auge deste ponto de observação foi às 10h54 de hoje (no horário de Cuiabá/MT), mas ela ainda pode ser observada nesta noite de qualquer ponto do planeta.
O fenômeno
A lua leva quase um mês para completar a sua volta ao redor da terra. Nesse percurso, ela alcança diferentes distâncias da órbita terrestre, chegando, em média, a 362.600 km do nosso planeta e se distanciando a cerca de 405.400 km.
A super Lua acontece quando a lua cheia ocorre a menos de 24 horas do perigeu (máxima aproximação com a Terra). Essa proximidade faz com que a lua pareça 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia do apogeu. ladyx.ch
Foto: Cleverson Veronese/Aripuanã
Foto: Kaike Rachid/Cuiabá
Foto: Viviane Soares/Cuiabá
Foto: Maurício Aude/Cuiabá
Foto: Clodoeste Kassu/Água Boa
Foto: Ailton Lima/Rondonópolis
Foto: Luiz Hugo/Cuiabá
Foto: Fábio Monteiro/Cuiabá
Foto: Wendell Oliveira
Foto: Luzimar Colares/Cuiabá
Foto: Thérèse Silva/Diamantino
Foto: Anderson Latino/Cuiabá
Foto: Gláucia Almeida/Cuiabá
Foto: Vilma Anunciação/Quilombo/Cuiabá