Foram divulgados os dados referentes à comercialização da pluma mato-grossense, que encerrou dezembro com baixa liquidez e registrando, para a safra 15/16, 89,6% do volume já negociado. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), assim como no mês anterior, foi registrado avanço singelo de apenas 0,1 ponto percentual, “porém as vendas permanecem adiantadas em comparação com as últimas safras”.
O Imea aponta que o acumulado é 5% superior, tanto em relação à safra 14/15 quanto à média dos últimos três anos. Para a fibra 16/17, 49,9% do volume já foi comercializado, registrando avanço de 0,5 pontos percentuais. Segundo o instituto, assim como nos meses anteriores, o mercado spot segue truncado, pois, apesar da demanda presente, os produtores aguardam firmes à espera de melhores preços, com muitos até fora do mercado.
Outro ponto destacado pelo Imea é sobre as comercializações no mercado a termo, que, conforme os especialistas, segue a tendência de desaceleração das vendas no fim do ano e no aguardo de melhores preços. “Os próximos meses esperam as definições do mercado e dos players para a movimentação dos negócios”.
(Só notícias)