Mix diário

Malásia suspende importação de produtos avícolas de todo o Brasil após caso de gripe aviária

A Malásia também suspendeu a importação de produtos avícolas de todo o território brasileiro, após a confirmação de um foco de gripe aviária no plantel comercial do País. O governo brasileiro foi comunicado da suspensão pelas autoridades malaias na manhã desta segunda-feira, segundo o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua. A informação foi antecipada pelo Valor Econômico/Globo Rural e confirmada pelo Broadcast Agro, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Com a suspensão pela Malásia, até o momento, as exportações de frango e derivados de todo o território brasileiro estão suspensas para dez destinos.

Além da Malásia, está suspensa temporariamente a exportação de produtos avícolas brasileiros para China, União Europeia, Canadá, África do Sul, Chile, Argentina, Uruguai, México e Coreia do Sul, conforme levantamento do Ministério da Agricultura.

A lista inclui os países que suspenderam as importações de produtos avícolas do Brasil e para os quais o Brasil interrompeu a certificação das exportações, como prevê o acordo sanitário estabelecido com cada país.

Mais cedo, o governo do Japão formalizou a suspensão da importação de aves vivas do Rio Grande do Sul e de produtos avícolas do município de Montenegro (RS), em comunicado para a imprensa do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAF). A medida vale a partir da sexta-feira, 16, e segue o protocolo regionalização das restrições previsto no certificado sanitário acordado entre Brasil e Japão.

Autoridades dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Filipinas ainda não se manifestaram sobre o status do fluxo comercial. O Brasil possui acordos de regionalização dos embargos em caso de gripe aviária com estes três países. Com os Emirados Árabes Unidos e com as Filipinas, os protocolos sanitários acordados preveem a restrição das exportações apenas da área afetada pela doença. Já o certificado sanitário acordado entre Brasil e Arábia Saudita prevê restrição da exportação de produtos avícolas de todo o Estado, onde o caso foi confirmado, o Rio Grande do Sul.

Como o Broadcast Agro mostrou mais cedo, o governo brasileiro já está negociando com países importadores de produtos avícolas a flexibilização das suspensões das compras de carne de frango e derivados do Brasil. As negociações já estão em andamento a fim de minimizar os impactos do primeiro foco de gripe aviária em plantel comercial no País sobre a balança comercial do agronegócio brasileiro.

As suspensões são vistas pelo governo como temporárias e cautelares, sendo previstas nos protocolos sanitários acordados entre o Brasil e os países parceiros. A expectativa do governo é de que as suspensões possam ser reduzidas e revertidas em embargos regionais, ou seja, restritos ao raio de 10 quilômetros de onde o caso foi detectado, ao município de Montenegro ou ao Estado. O prazo para a flexibilização das suspensões pelos países parceiros vai depender, contudo, da decisão de cada país e do andamento da contenção do foco de gripe aviária.

O Ministério da Agricultura estima que o Brasil pode deixar de exportar de US$ 100 milhões a US$ 200 milhões em frango e derivados por mês em virtude da suspensão das exportações parcial ou total para alguns destinos.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve