Mais de 50 gatos estão vivendo nas dependências da Delegacia do Coxipó, em Cuiabá. Os funcionários do local estão reclamando da sujeira e prejuízos causados pelos animais. Segundo os servidores, os gatos reviram o lixo, fazem necessidades no jardim e destroem o forro.
A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que está fazendo uma parceria com uma ONG que cuida de animais em situação de abandono para realizar a castração dos gatos.
Em relação à limpeza da delegacia, vai ser providenciada a substituição da funcionária que saiu de licença, para manter a limpeza na unidade policial.
O servidor público Alcyr Ferreira contou ao G1MT que o mau cheiro causado pelos animais é muito forte e, além de prejudicar a saúde, também atrapalha na hora da refeição.
“É insalubre. Não conseguimos fazer refeição aqui, pois o fedor é grande. Eles reviram o lixo e fazem muita bagunça”, disse.
Além de caminhar pelo pátio e jardins da delegacia, os gatos sobem no forro e fazem xixi.
Segundo Alcyr, funcionários da delegacia já encontraram gatos mortos no local.
Ele também ressalta que os funcionários da limpeza não estão mais limpando a delegacia, devido à falta de pagamento dos salários.
"Tem um ano que estamos tentando resolver esse problema com o centro de Zoonoses, com a Secretaria Municipal de Vigilância Sanitária, mas sempre dizem que isso não é de responsabilidade deles. Com isso, a tendência é que esses gatos continuem se multiplicando", pontua.
O Centro de Controle de Zoonoses informou que o recolhimento dos gatos é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que, por sua vez, diz não ter estrutura para receber esses animais, pois está em fase de reestruturação.