DESTAQUE 3 Economia

Mais de 160 indústrias madeireiras são atendidas pelo Instituto Senai de Tecnologia pelo Base Segura


Maquinários após adequações do Instituto Senai

O Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT) concluiu sua participação no Projeto Base Segura, iniciativa realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI MT) em parceria com o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem). O projeto completou dois anos de execução e somente pelo IST MT foram atendidas 163 indústrias do setor madeireiro, distribuídas em 33 municípios do estado.

O objetivo central foi adequar empresas às normativas de segurança do trabalho do Ministério do Trabalho, com foco na Norma Regulamentadora 12 (NR 12), garantindo mais saúde, proteção e qualidade para os colaboradores e maior conformidade legal às empresas.

Antonio Carlos, representante da DMAR Madeiras, em Várzea Grande, e associado ao Sindusmad, destacou a importância do projeto para a empresa.

base segura
Maquinários após adequações do Instituto Senai

“As adequações realizadas conforme a NR 12 foram fundamentais para nós, já que não tínhamos conhecimento técnico sobre esse tipo de proteção. O trabalho desenvolvido trouxe resultados muito satisfatórios, possibilitando a melhoria da segurança dos nossos colaboradores e a aplicação correta das normas. Esse programa representou um avanço significativo em termos de segurança e higiene, tanto para a empresa quanto para os trabalhadores”, pontuou.

O gerente do IST MT, Robson Germiniano, ressaltou que a atuação da instituição no Projeto Base Segura cumpriu um papel estratégico ao unir segurança, desenvolvimento e conformidade legal no setor madeireiro.

“Com o trabalho técnico realizado pelo Instituto Senai de Tecnologia, conseguimos apoiar a indústria na adequação às exigências legais e de segurança, permitindo a revogação da interdição e a retomada de suas atividades. É uma atuação com soluções que garante o cumprimento das normas e a continuidade segura e sustentável da produção industrial”, ressalta.

Atuação do Instituto Senai de Tecnologia

O IST MT foi responsável pela execução das ações técnicas de adequação das empresas, que incluíram visitas técnicas para levantamento de máquinas e elaboração de instruções de adequação, além da produção de documentos técnicos com orientações detalhadas para cada equipamento. Foram desenvolvidos projetos mecânicos, elétricos e de aterramento, bem como laudos de apreciação de risco, procedimentos de segurança e manuais atualizados.

base segura
Maquinários após adequações do Instituto Senai

A execução contou com uma equipe multidisciplinar de engenheiros eletricistas, mecânicos, de produção e de segurança do trabalho, coordenada pelo engenheiro Robson Germiniano, com liderança técnica de Arthur Reis e Ranbran Carvalho, além da atuação do engenheiro de produção, Fábio Eleger, e do engenheiro eletricista e de segurança do Trabalho, Edimo Junior.

Base Segura

O programa foi lançado pelo Sistema Fiemt em maio de 2023, por meio do Sesi MT, para executar ações em oito NRs, tais como gerenciamento de riscos ocupacionais e prevenção em SST (NR 1), comissão interna de prevenção de acidentes (NR 5), equipamento de proteção individual (NR 6), programa de controle médico de saúde ocupacional (NR 7), edificações (NR 12), condições de trabalho e conforto nos locais de trabalho (NR 24) e sinalização de segurança (NR 26).

base segura

A ação foi fortalecida pela representatividade do Cipem e de oito sindicatos ligados ao setor: Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), Sindicato das Indústrias de Móveis do Norte do Estado do Mato Grosso (Simenorte), Sindicato Intermunicipal das Indústrias Madeireiras do Vale do Arinos (Simava), Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Base Florestal do Estado de Mato Grosso (Sindiflora), Sindicato dos Madeireiros de Sorriso (Simas), Sindicato das indústrias de Laminados e Compensados do estado de Mato Grosso (Sindilam) e Sindicato das Indústrias Madeireiras do Médio Norte no Estado de Mato Grosso (Sindinorte).

Cidades atendidas

O projeto completou dois anos de execução e somente pelo IST MT foram atendidas 163 indústrias do setor madeireiro, distribuídas em 33 municípios do estado: Alta Floresta, Apiacás, Aripuanã, Brasnorte, Carlinda, Cláudia, Colniza, Conselvan, Cotriguaçu, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Itaúba, Itanhangá, Juara, Juína, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Nova União, Nova Ubiratã, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Santa Carmen, Sinop, Sorriso, São José do Rio Claro, São José dos Quatro Marcos, Tapurah e Terra Nova do Norte

joaofreitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26