O trabalho está previsto para terminar em fevereiro do ano que vem.Após a visita a outras quatro milhões e duzentas mil propriedades em todo o país, 18 mil recenseadores foram contratados pelo instituto para fazer o trabalho de campo que vai permitir atualizar as informações sobre o meio rural do Brasil.
O último censo foi realizado no ano de 2007 . As propriedades já visitadas correspondem a quase 20 por cento do total estimado mas na região sudeste a cobertura já passa de 22 por cento.Os profissionais estão levantando informações como a área das propriedades, as características do pessoal ocupado e o uso de irrigação ou agrotóxico.
O Censo Agro também vai criar um cadastro dos estabelecimentos agropecuários permitindo a realização da pesquisa nacional por amostragem a exemplo da que já é feita nos domicilios e que vai trazer dados específicos sobre receitas e despesas, crédito rural técnicas de produção conservação da fauna e de flora e situação social e familiar dos trabalhadores do campo.