O ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, realizou nesta sexta-feira (20), em Berlim, reuniões com representantes da Alemanha, Lituânia, Paraguai e Nova Zelândia para negociar um aumento na participação do mercado do Brasil em comércio com esses países. Maggi disse que objetivo é aumentar os atuais 6,9% que Brasil possui do mercado internacional para 10%.
Maggi esteve com o ministro do Meio Ambiente alemão, Jochen Flasbarth e destacou que no Brasil 61% do território é de vegetação nativa. Os dois destacaram que ainda há problemas para atingir os objetivos climáticos.
Em relação ao Paraguai, o ministro reiterou a parceria com o Brasil e pediu a revogação de uma decisão do governo paraguaio sobre bebidas brasileiras que impacta o reconhecimento da denominação da cachaça.
No encontro com representantes da Lituânia, Maggi pediu apoio da país no trâmite da habilitação de Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal junto à União Europeia para exportação da carne bovina brasileira.
"Apesar da distância, somos países amigos e temos possibilidade de ampliar mercado. Quero ir à Nova Zelândia para mostrar pessoalmente como funciona a agricultura sustentável no Brasil.”, destacou Maggi durante o encontro com representantes da neozelandenses.
Blairo deixou o Brasil na última terça-feira (17) em missão ao exterior com a finalidade de participar, em Berlim, de reunião dos ministros da Agricultura de países integrantes do G-20 e da da 9ª Conferência de ministros do Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura (GFFA). A conferência é realizada todos os anos, em janeiro, durante a Semana Verde Internacional.