Segundo ela, a redução do lucro resulta de fatores como o aumento dos custos operacionais, uma produção de petróleo menor, a desvalorização cambial e o aumento da importação de derivados.
Apesar disso, a Petrobras conseguiu continuar ampliando as reservas provadas. Em 2012, as reservas dos campos da estatal chegaram a 16,4 bilhões de barris, com um índice de reposição de 101,3%.
Segundo Graça Foster, a empresa adquiriu 15 novas sondas em 2012. Com isso, destacou ela, será possível atender a toda a campanha de perfuração de poços. A empresa agora tem 40 sondas, sendo 16 no pré-sal. Segundo a presidenta da estatal, a produção no pré-sal é crescente. Em 2012, o pré-sal respondeu, em média, por 7% do total do petróleo produzido. “Em dezembro, a produção [do pré-sal] foi 231 mil barris por dia, o que corresponde a 10,5%”, disse.
Graça Foster também ressaltou recordes diários de refino ao longo do ano, devido à maior utilização da capacidade “[As refinarias] foram modernizadas ao longo dos últimos três anos. Estamos hoje com capacidade de refino de 2,1 milhões de barris”, disse.
Fonte: Jornal do Brasil | Agência Brasil