Foto Ahmad Jarrah
As vendas em shoppings centers neste Natal caíram 4% em relação ao Natal do ano de 2015, de acordo com uma estimativa provisória do presidente da União dos Lojistas de Shoppings Centers (Unishop), Junior Macagnam.
O movimento do comércio neste período seguiu o ritmo anual e não registrou grandes aumentos. A exceção, segundo Macagnam, é o setor de acessórios e calçados, que registraram um pequeno acréscimo.
De acordo com a pesquisa nacional, divulgada pela Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), o movimento no comércio diminuiu 3%. Os setores que mais sofreram com a crise foram artigos do lar e móveis (-9%), tecnologia e comunicação (-6,5%) e eletrodomésticos (-4,5%).
As principais altas foram registradas pelos segmentos de perfumaria e cosméticos (7,3%), joias e relógios (3,5%) e calçados (3%).
Segundo Junior Macagam, até quarta-feira (28), a Unishop deverá divulgar um balanço mais preciso das vendas e afirma que os lojistas deverão fazer promoções para tentar alavancar as o consumo neste final de ano.
“Eu acredito que deva ter promoções, cada um dentro da sua posição financeira, uns vão dar mais de descontos, outros menos… Esse foi um ano realmente difícil, foi o ano que mais se fechou lojas em shoppings em doze anos,” disse o presidente da Unishop.