Circuito Pet

Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

linguagem corporal canina é tão expressiva que às vezes é possível entender os cães mesmo que eles não falem. Seja qual for a personalidade do cachorro, todos têm um comportamento canino tão revelador que, só de movimentar as orelhas, já dá para perceber o que o pet sente ou quer. Porém, não são apenas os humanos que compreendem a linguagem de cachorro. Já aconteceu de você falar algo com seu cãozinho e ele, imediatamente, virar a cabeça?

Esse comportamento canino curioso e extremamente fofo vai muito além de um gesto bonitinho. Uma pesquisa recente voltada ao estudo da linguagem dos cachorros obteve resultados importantes que ajudam a explicar porque os cães têm essa reação peculiar ao ouvir a voz do dono. Esse comportamento de cachorro está relacionado à atenção e memória canina, que é muito mais surpreendente do que se imagina. Quer entender melhor o que a linguagem corporal canina pode dizer sobre um cachorro? Confira!

Comportamento do cachorro: virar a cabeça ao ouvir o dono tem relação com memória e atenção

Existem muitos estudos sobre o comportamento dos cães e um dos mais recentes foi publicado em outubro de 2021. A pesquisa, disponível no periódico Animal Cognition, foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria. Para estudar a linguagem dos cachorros, 40 cães foram classificados em dois grupos, após 3 meses de sessões de treinamento com brinquedos: os Aprendizes Habilidosos de Palavras (7 cachorros) e os Cães Típicos (33 cachorros). Os Aprendizes conseguiram memorizar uma quantidade maior de nomes de objetos do que os Típicos. Os pesquisadores analisaram o comportamento dos cachorros de virar a cabeça enquanto ouvia o tutor pedir um brinquedo e foi constatado que, dos Aprendizes, 43% faziam esse movimento, enquanto entre os Típicos, o número caiu para 2%.

Isso significa que esse comportamento canino pode estar relacionado à memória dos cães, já que os cachorros que têm uma melhor habilidade de memorização viraram a cabeça com uma frequência muito maior do que os que têm mais dificuldade. Ou seja, essa linguagem do cachorro acontece por conta de uma associação de um nome já reconhecido por eles e a imagem do objeto. Além disso, foi constatado que esse comportamento de cachorro está relacionado a uma tentativa de focar mais em um determinado assunto. Ao ouvir uma palavra que já conhecem, inclinam a cabeça de forma a dar uma atenção redobrada ao que está sendo dito. A linguagem canina é surpreendente, não é?

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar