Cultura

Lei torna o lambadão movimento da cultura popular e proíbe discriminação

O lambadão, ritmo mato-grossense, contagiante, que conquista cada vez mais público, se tornou, por lei, um movimento cultural e musical de caráter popular. De auditoria do deputado Guilherme Maluf (PSDB), foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (15), a lei sancionada pelo governador Mauro Mendes (DEM).

A lei n°10.809 determina que o Poder Público tem a obrigação de assegurar que o lambadão possa ser manifestado em festas, bailes, shows, reuniões e festivais sem discriminação ou tratamento diferenciado de outras artes da mesma natureza.

“Art. 3º Fica proibido qualquer tipo de discriminação ou preconceito, seja de natureza social, racial, cultural ou administrativa contra o movimento ou seus integrantes”, diz trecho do documento.

A lei aponta também que os integrantes do movimento, como cantores, músicos e dançarinos devem ter seus direitos respeitados, pois são agentes da cultura popular.

O lambadão surgiu em meados de 1990 na periferia de Cuiabá e virou sucesso com a música ‘Ei amigo’ de Chico Gil, cantor e compositor que recebeu o título de Rei do Lambadão.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e