Taxistas de São Paulo devem aceitar pagamento em cartão de débito ou crédito a partir desta terça-feira (5). A lei que obriga os profissionais a aceitarem esse tipo de pagamento foi publicada em novembro do ano passado.
A Prefeitura de São Paulo já tinha programado duas vezes o prazo para os taxistas comprarem a máquina que passa cartões de crédito ou débito. Os taxistas que estiverem sem o equipamento poderão ser multados em R$ 32.
Alguns taxistas consideram a regra boa porque evita de andar com muito dinheiro. Mas tem taxista que acha que a regra não deveria ser obrigatória e reclama da taxa cobrada pelas operadoras de cartões.
O presidente de um dos sindicatos de taxistas diz que a medida é boa e deve valer para todos, mas acha justa a reclamação sobre as taxas. "Cabe a nós dos sindicatos negociarmos com os bancos e diminuir essa taxa. Centralizar tudo isso num local para diminuir essas taxas e até dar de graça pro taxista, porque o taxista vai movimentar o mercado e girar esse capital interno", diz Antônio Matias, presidente do Sindicato dos Motoristas nas Empresas de Táxi no Estado de São Paulo.
Fonte: G1