fotos: Neilson Bernard
Considerado o melhor jogador de basquete da atualidade, LeBron James também é conhecido nos Estados Unidos como "O Rei". Tal apelido foi dado ao ala quando ele brilhou nos primeiros anos no Cleveland Cavaliers, ainda na década passada. No Reino Unido, contudo, esta alcunha não parece fazer muito sentido. E isto ficou bem claro após um curioso episódio ocorrido na última segunda-feira e que envolve o príncipe William e sua mulher, Kate Middleton.
O casal real viajou a Nova York para visitar uma das cidades mais importantes dos EUA e aproveitou a ocasião para assistir a uma partida de basquete. O jogo escolhido foi entre Brooklyn Nets e Cleveland Cavaliers, no Barclays Center. Comandados por LeBron, os visitantes venceram por 110 a 88, e, ao fim do duelo, William e Kate posaram para fotos ao lado do camisa 23 de Cleveland. Foi aí que nasceu a polêmica envolvendo o Reino Unido.
Lá, é tradição que apenas membros de famílias reais se toquem. Não é permitido que "plebeus" tenham contato físico com a Rainha, os príncipes e até mesmo outros membros da família real. Duquesa de Cambridge, Kate Middleton está entre eles. E, durante a pose para os cliques, LeBron James tocou, com o braço direito, o ombro da mãe de George, envolvendo as suas costas. O fato gerou furor na imprensa do Reino Unido.
Algumas revistas ainda se revoltaram com o fato de LeBron não estar trajado à altura para um encontro com William e Kate. O jogador estava de agasalho e bermuda – partes do uniforme de visitante do Cleveland Cavaliers – e, de acordo com a imprensa do Reino Unido, sequer havia tomado banho (ou seja, ainda estava suado). Em 2009, a primeira dama dos EUA, Michelle Obama, colocou o braço em volta da Rainha Elizabeth e também provocou polêmica parecida.
Fonte: Terra