Economia

Lavouras de algodão devem produzir menos em Mato Grosso

As lavouras formam imensos tapetes brancos. No estado que mais produz algodão no país, a paisagem em campo verde é bonita antes da colheita. E também chama a atenção quando as máquinas entram em cena.  O operador nem precisa parar quando a colheitadeira está cheia de pluma. “Essa aqui encheu, tá pronto. Ali você já manda pra trás, leva até onde você quer deixar e já tá fazendo outro, você não para, né?”, conta o operador Sérgio Alves.

Espalhados pelo campo, fardos que parecem se multiplicar. São inúmeros. Mesmo em uma safra menor que a esperada. Este ano o algodão ganhou espaço em Mato Grosso. As lavouras ocuparam ao todo cerca de 607 mil hectares, quase 8% a mais que na última safra. Só que apesar deste aumento, a produção não deve superar a do ciclo passado.

A colheita deve render 926 mil toneladas de pluma, 1,5% a menos que há um ano. O agricultor Ítor Cherubini sabe bem o motivo da queda: "Faltou chuva, tivemos um período de 58 dias com baixa incidência de chuvas, só dava garoas".

Sol demais, água de menos… A lavoura sentiu. Nos 630 hectares cultivados, o reflexo da seca é visível. Numa safra com produção enxuta, a expectativa está no mercado. A arroba da pluma vale cerca de R$ 83 em algumas regiões de Mato Grosso, 3% a mais que há um mês e 25% a mais que há um ano. É a consequência da menor oferta de pluma em todo país, que deve encolher 13% segundo a Conab. E tudo isso, em um momento em que a demanda pelo produto aponta avanço dentro e principalmente fora do Brasil.

“Nós tínhamos uma expectativa de um estoque alto chinês e, embora estes estoques estejam fluindo bem na China, há demanda por um algodão novo e um algodão de melhor qualidade. Esses algodões estocados na China já há 2, 3 anos já sentem o peso dos anos e o industrial asiático do sudeste asiático quer um produto novo”, afirma o diretor-executivo da Ampa, Décio Tocantins.

Fonte: Globo Rural

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26