Os pets braquicefálicos estão proibidos de viajar nos porões dos aviões da companhia aérea Latam Airliness. A mudança passou a valer no dia 1 de setembro de 2022 e, segundo a empresa, tem como objetivo garantir a segurança e bem-estar dos cães e gatos dessas raças.
Entre as raças de cães braquicefálicos proibidas de embarcar nas aeronaves estão:
- Affenpinscher
- Boston Terrier
- Bulldog (todas as raças)
- Cane CorsoMastim Italiano
- Chow Chow
- Toy Spaniel Inglês
- Griffon de Bruxelas
- Chin (Spaniel) Japonês
- Lhasa Apso
- Mastim Inglês
- Pequinês
- Pug ou Carlino (todas as raças)
- Shar Pei
- Shih Tzu
- Spaniel tibetano.
A mudança também se aplica aos felinos braquicefálicos, e dentre eles, estão destacados na área de raças não permitidas do site da companhia: Burmês Americano, Himalaio, Persa (todos os tipos) e Shorthair Exótico.
Os motivos por trás da decisão
“Além de não permitir o transporte de animais braquicefálicos, a companhia não permite também os mestiços dessa raça no porão (AVIH). O PET pode ir na cabine se o peso dele somado ao do canil ou caixa de transporte for de até 7 Kg, podendo seguir viagem nas cabines Economy e Premium Economy, e na maioria das rotas, atendendo às condições de tamanho e peso. A mudança no transporte ocorreu para garantir a segurança e bem-estar dos PETs em suas viagens”, afirma a Latam Airliness.
Viagens de longa duração podem causar dificuldades respiratórias com risco de vida em pets braquicefálicos. Por isso, algumas companhias aéreas ao redor do mundo estão adotando essa mudança.