Quase um ano após apresentar o novo Kona no Brasil, a Hyundai confirma a vinda do modelo sul-coreano. A segunda geração do crossover chega em abril na versão Hybrid (HEV), que combina motores a gasolina e elétrico, e deve mirar fãs do Corolla Cross híbrido. Com 4,35 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,58 m de altura e 2,66 m de entre-eixos, o Kona é um pouco maior que o Creta. Bem equipado, o novato tem potência total de 141 cv e torque de 27 mkgf. Ainda não há preços,
– FRONTIER MEIO TRITON. Os rumos da Nissan podem não ser os mais tranquilos nos últimos tempos, mas isso não interrompeu o desenvolvimento de modelos estratégicos, entre eles a próxima geração da picape média Frontier. A nova picape deverá ter chassi sobre longarinas com a Mitsubishi Triton, uma decisão previsível na aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Contudo, não compartilhará muita coisa além disso com a picape da Mitstubishi. A Nissan também deu indícios de que pode lançar uma versão de alto desempenho, como uma Frontier Nismo. Essa opção seria rival da Ford Ranger Raptor, por exemplo. Embora a marca não confirme, a nova Frontier deve ser lançada em 2027.
– RENAULT + GEELY = BRASIL. Começar a vender carros em um país como uma montadora desconhecida do público não é tarefa fácil. Desse modo, a Geely, grupo chinês dono de marcas como Volvo, Lotus e Zeekr – esta última também recém-chegada por aqui -, vai receber uma ajudinha da Renault. As duas empresas mantêm uma joint venture, por isso a “forcinha” de uma marca com a qual os brasileiros já estão acostumados deverá ser de grande valia. A parceria surgiu por meio da fabricante de motores Horse. Porém, na segunda-feira (17) a Renault e a Geely anunciaram um acordo para expandir a cooperação estratégica na produção e venda de veículos no Brasil. Um dos modelos que poderá ser produzido no Paraná é o SUV compacto Galaxy E5, rival do BYD Yuan Plus.
– SPARK CHEGA NESTE ANO. Em janeiro, a GM completou 100 anos e revelou um jipinho elétrico misterioso. Agora, a marca confirma o lançamento, ainda em 2025, do Chevrolet Spark EUV. Trata-se do chinês Baojun Yep Plus, mas com o emblem a da Chevrolet. Com 4 metros de comprimento e 2,56 m de entre-eixos, o modelo é menor que o VW Nivus, por exemplo – embora pareça até maior nas fotos. O jipinho elétrico é uma criação da Wuling, joint-venture da GM com a Saic, sua parceira de longa data na China. Lá, o jipinho estreou há menos de um ano com motor com cerca de 100 cv de potência e baterias de 41,9 kWh capazes de garantir autonomia de 400 km. No Brasil, um dos rivais será o conterrâneo BYD Dolphin.