Em vídeo, MC Biel pede desculpa a jornalista e a fãs após ser acusado de assédio em entrevista (Foto: Reprodução/YouTube/Biel)
A Justiça de São Paulo realiza na tarde desta quarta-feira (31), no Fórum Criminal Barra Funda, uma audiência de conciliação entre o cantor Gabriel Araújo Marins Rodrigues, o MC Biel, e a jornalista Giulia Pereira, que acusa o cantor de funk de injúria durante uma entrevista em junho deste ano. Biel não vai participar da audiência, segundo seu empresário. O objetivo da audiência é buscar um acordo entre as partes envolvidas.
Giulia fez um boletim de ocorrência contra Biel por assédio na delegacia da mulher, mas a legislação brasileira entende que assédio ocorre apenas quando há situação de hierarquia, por isso os advogados da jornalista representaram contra Biel por injúria. O inquérito por assédio ainda está em andamento.
O empresário do cantor, Alexandre Baptestini, afirmou que Biel está em Fortaleza para um show e que não participaria da audiência. "Ainda estão querendo falar da brincadeira desta repórter? Tanta gente morrendo, impeachment da Dilma e continuam neste assunto?", disse o empresário. O G1 tentou contato com o advogado de Biel, Felipe Ortiz, deixou recado mas ele não retornou às ligações.
Segundo a advogada de Giulia, Ana Paula Cortez, a audiência buscará um acordo para a questão e não há pedido de indenização. "o que ela quer é que ele aprenda que nao pode fazer isso com mulher alguma, que ele tenha uma lição, ela não quer dinheiro, tanto que não buscou nenhuma reparação com processo cível", afirmou a advogada.
Durante a audiência, o promotor pode vir a propor um acordo para que Biel cumpra serviços em entidades públicas de caridade, pague cestas básicas, multa ou deixe de frequentar determinados lugares, explicou a advogada Ana Paula Cortez.
Relembre o caso
Em junho, o portal IG publicou uma reportagem dizendo que uma jornalista havia sido alvo de assédio sexual durante uma entrevista com o cantor.
A repórter, cuja identidade está protegida por determinação judicial, alegou que Biel afirmou, durante uma entrevista, que a "quebraria no meio" e que a jovem, de 21 anos, era "gostosinha". O caso teria ocorrido em 3 de maio, com queixa registrada no dia 11 do mesmo mês.
O boletim de ocorrência foi feito na 1ª Delegacia da Mulher de São Paulo. De acordo com o IG, o diálogo foi gravado em áudio e vídeo que foram encaminhados à polícia.
Em outra reportagem do IG, a jornalista disse que, ao terminar a entrevista, pegou um táxi e tremia muito: "Aí, comecei a chorar. Lembrei das pessoas da sala que estavam rindo, de tudo que ouvi uma vez, duas vezes, quatro vezes. Quando saí, percebi tudo que aconteceu, e tantas coisas que ouvi em dez minutos e é aí que você percebe o absurdo da situação".
Na época, o cantor disse que tudo não passou de "um mal-entendido". Em suas redes sociais, escreveu que é um menino que brinca e que não tem papas na língua: "Infelizmente a felicidade acompanhada do sucesso incomoda, coisa que não deveria… Tudo não passou de um mal-entendido e já está tendo as medidas cabíveis sendo tomadas".
Também divulgou um vídeo com um pedido de desculpa. "Nunca imaginei que minhas palavras pudessem machucar de fato quem me entrevistava. Então eu estou aqui para pedir desculpa", afirmou. "Não só com a repórter, mas com todas as mulheres que se sentiram ofendidas com as minhas palavras."
O cantor também diz que percebeu que brincou com "assuntos sérios", que "estão na mídia". "Depois de analisar a situação inteira, eu pude perceber o quanto foi constrangedor. E está sendo constrangedor para mim, agora."
Fonte: G1