Cidades

Justiça decreta ilegalidade de greve dos professores

 
A decisão é do desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), Rubens de Oliveira Santos Filho, relator da ação impetrada pela procuradoria do Município.
 
O magistrado pontuou que os profissionais tiveram 5,8% de ganho real de salário nos meses de fevereiro e março deste ano e mais 6,97% de reposição de perdas inflacionárias na data-base da categoria, em julho desse ano, totalizando reajuste de 12,77%.
 
“O município já concedeu dois reajustes (…..), ambos efetuados em um curto espaço de tempo atingem 12.77%, o que mostra, ao menos em princípio, que o município vem implantando medidas no intuito de atender às exigências da categoria”, alegou o magistrado em um trecho da decisão. 
 
O desembargador reconheceu o direito que os profissionais têm de realizar um movimento grevista, mas ressaltou ser “inquestionável o enorme prejuízo que a paralisação trará à população”. 
 
Greve 
 
A greve dos profissionais da educação de Cuiabá teve inicio na manhã da última quinta (22). A categoria cobra o reajuste salarial de 10,9% para os profissionais. A diretora do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, subsede Cuiabá (Sintep-Cuiabá), Helena Bortollo, explica que a administração municipal apresentou aos profissionais a contraproposta de 6,97%, que corresponde as perdas inflacionárias. 
 
Estima-se que 30 mil alunos na Capital estejam sem aulas. “As crianças estão sem aula, mas a culpa não é nossa, é da truculência do prefeito Mauro Mendes que se recusa a negociar”, alegou o presidente do Sintep-Cuiabá, João Custódio. 
 
Atualmente o piso salarial do professor com nível médio e carga horária de 20 horas semanais é de R$ 1.134. No caso de professores com nível superior o piso salarial é de R$ 1.614 com a mesma carga horária. Cuiabá possui cerca de 7.500 profissionais da educação e a paralisação afeta as aulas em 84 escolas e 46 creches. 
 
Outro Lado 
 
O Sindicato dos profissionais da educação ainda não foram notificados da decisão, mas garantem que vão recorrer da decisão. 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.