Economia

Jovens empreendedores transformam sonho de gerir a própria empresa em realidade

Foto: Lucas Nino

Quem nunca sonhou em ter seu próprio negócio e de quebra poder trabalhar de casa e não ter chefe? Pois então, esta é uma tendência que está ganhando o mercado com jovens empreendedores. Cada dia mais jovens têm buscado alternativas inovadoras para conquistar a independência no trabalho e o poder de fazer o que gostam.

As aptidões começam a se desenvolver cedo na carreira dos empreendedores. Esse é o caso de Luane Brandão, que começou inesperadamente seu negócio de customização de roupas e acessórios femininos. O gosto por desenhar quadrinhos e a paixão por caveiras foi suficiente para criar um boneco simples, mas que fez sucesso nas redes sociais. A partir daí, com uma ajudinha extra, o Boneco de Osso (personagem criado a partir de tirinhas para internet) ganhou um ateliê só pra ele.

“No início de 2009, surgiu a ideia de estampar os desenhos em camisetas. Posteriormente, a marca e desenhos foram registrados e a empresa se enquadrou como MEI (microempreendedor individual). Hoje, o Boneco de Osso tem um espaço para criação e exposição das peças em uma lojinha, integrada ao ateliê, localizada em Cuiabá”, explicou a criadora da marca, Luane Brandão.

Atualmente a marca trabalha com pintura manual e customização das peças: corte diferenciado, customização de botões, golas e acessórios. Com o desenvolvimento da marca, que em três anos teve um crescimento exponencial, Luane aposta cada vez mais em suas criações e na divulgação por meio das redes sociais. A nova coleção para o verão é prova do sucesso do trabalho. “Vou onde o cliente está. As fotos estão no Facebook, no Instagram e a partir daí o cliente faz o pedido e eu envio a peça para ele. Foi assim que começou, mas hoje já podemos contar com nosso espaço ao lado do Pronto-Socorro e trabalhar só para a marca”, sintetizou Brandão.

Percebendo oportunidades

Assim como Luane, a dupla de comunicadoras Eloísa Gomes (publicitária) e Juciara Santos (jornalista) realizaram o sonho de ter o próprio negócio. Colegas de trabalho por dois anos em uma empresa de assessoria, idealizaram o projeto empreendedor e também se arriscaram no mundo dos negócios. Encontraram uma carência no mercado, que não assessorava as pequenas empresas, e daí em diante resolveram facilitar esse encontro.

Com os pais sendo os seus grandes incentivadores, Juciara e Eloísa transformaram a ideia em realidade. “Depois de muita conversa, análise dos prós e contras, decidimos abrir a Oficina89. Foi um passo muito grande para nós, mas em julho de 2014 a agência começou seus primeiros passos”, contou a jornalista.

Com o objetivo de criar uma assessoria que incorporasse os elementos da publicidade e do jornalismo, a dupla acertou o alvo e já mantém mais de 11 clientes fixos. “Quando começamos, contávamos com apenas dois clientes. Mas sem desistir e focando nas redes sociais e na propaganda boca a boca, fomos aos poucos conquistando nosso espaço”, explicou Eloísa.

Trabalhando de casa e focando em materiais exclusivos e pensados para cada empresa, Eloísa e Juciara acreditam que tomaram a decisão certa. “A facilidade de estar na própria casa, flexibilidade de horários e a praticidade de locomoção até os clientes foi indispensável para o início da empresa e para melhorarmos a nossa qualidade de vida”, disseram.

Hoje a Oficina89 tem uma carta de clientes fixos e realiza trabalhos para o interior do estado e para o Mato Grosso do Sul, além de desenvolver serviços freelance como criação de logos, layouts de sites, cobertura de eventos e produção de matérias. Eloisa e Juciara procuram fazer visitas aos clientes semanalmente, têm ferramentas que facilitam o contato direto para agilizar os serviços e trabalham por meio do feedback e da parceria.

Leia a reportagem capa do caderno Panorama

Ulisses Lalio

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