“Este trabalho foi sendo desenvolvido por mais de 11 anos e tudo começou com o convite para fotografar o Pantanal e o homem pantaneiro para uma revista. A paixão foi ganhando vida e comecei a dedicar-me a esse projeto de forma mais intensa. Queria mostrar um olhar pouco conhecido do Pantanal, que é do homem que vive nele”, revela José Medeiros.
Repleto de registros históricos de um povo rico, “O Pantanal” traz detalhes clínicos da cultura pantaneira, tanto para as pessoas que já são da região, como para turistas, que pouco conhecem esse lado do país e do nosso Estado.
“Muitas riquezas culturais desse povo tem se perdido com o tempo. Suas tradições ainda são encontradas no Pantanal, mas elas correm risco de extinção e de cair no esquecimento dos mais novos. Por meio das minhas fotos, quero resgatar a natureza conectada com o homem. Mostrar essa relação pessoal que o pantaneiro possui com a região e sua importância para este povo”, revela o fotógrafo
.
Para os colegas de profissão e admiradores do trabalho de José Medeiros, Frank Busatto e Lucas Ninno, ver o resultado final, impresso em um livro é emocionante.
“O trabalho de Medeiros é fantástico. Ele vem desenvolvendo um olhar incrível sobre as coisas do mato e retrata essas realidades pessoais exatamente como elas são, sem qualquer tipo de maquiagem”, conta Frank.
Para Lucas Ninno, ver o produto final possui um valor ainda mais pessoal. “Acompanho este trabalho do ‘Zé’ desde o começo e foi com ele que comecei minha carreira como fotógrafo. Poder ver esse sonho completo é genial, pois não apenas pude participar de algumas histórias registradas nas fotos, como vi muito disso se tornar real. É fascinante”, conclui.
Da Assessoria