Foto Reprodução
A JBS anunciou, nesta segunda-feira (27), que retornou a produção de carne bovina em todo o Brasil. A empresa havia suspendido as atividades por três dias, em 10 fábricas de Mato Grosso e 33 unidades no País.
Segundo a assessoria de imprensa do frigorífico, as atividades foram retomadas e todos os empregados estão trabalhando. No entanto, a produção da carne foi reduzida para 35% da capacidade.
Em Mato Grosso, foram 10 unidades suspensas temporariamente das 11 filiais que a empresa tem no Estado. Ainda de acordo com a assessoria, apenas a unidade de Diamantino (183 km de Cuiabá) continuou funcionando durante a suspensão.
As plantas que foram suspensas são dos municípios de: Alta Floresta; Água Boa; Pedra Preta; Barra do Garças; Matupá; Colíder; Juína; Pontes e Lacerda; Juara e Araputanga.
A JBS informou ainda que está “avaliando a retomada de sua capacidade produtiva após o fim do bloqueio das importações por parte de China, Chile e Egito, mas continua aguardando a definição de importantes mercados importadores como União Europeia e Hong Kong”.
A suspensão das atividades da JBS aconteceu após a Polícia Federal deflagrar a “Operação Carne Fraca”, que investiga um esquema de suborno a fiscais agropecuários para liberação de venda de carnes estragadas.
Ao menos 19 países e a União Europeia suspenderam total ou parcialmente as importações de carnes do Brasil, após a operação. Outros quatro países, como os Estados Unidos, reforçaram o controle sanitário para entrada do produto brasileiro.
Com informações da Agência Brasil
Veja mais