Neste final de semana A Casa do Parque apresenta duas homenagens musicais com duas irmãs: Graça e Célia Gomes. Serão dois shows diferentes homenageando grandes artistas. Graça Gomes homenageia Noel Rosa e Célia Gomes solta a voz pelo centenário de Édith Piaf.
O pai, sanfoneiro, ensaiava em casa para suas apresentações e incentivava a Graça a cantar. Forrós, xotes e músicas do seu repertório. Luiz Gonzaga e os principais cantores e cantoras do rádio eram os eleitos. As lembranças são as viagens pelos seringais onde ele se apresentava e levava a família. Ele tinha um batelão (barco em madeira, com cobertura para cozinhar e dormir) que desce e sobe o rio, vendendo gêneros alimentícios e mercadorias diversas. Em alguns seringais ele fazia bailes, principalmente nos dias santos.
A mãe canta até hoje no coral da Catedral, o irmão, Chiquinho Chagas, é um famoso acordeonista e compositor que morou na Europa e hoje mora em Goiânia. Elas cresceram respirando música. A Graça, à medida que foi crescendo, começou se interessar pela MPB e se apresentava em bares e shows. Ela já gravou quatro CDs e um DVD.
A Célia, mais nova, cantava no coral com a mãe e, após um tempo sabático começou a se apresentar em shows e bares. Piaf surgiu de um projeto que comemorava o ano da França no Brasil – 2009.
A diferença é a dramaticidade da Piaf e a irreverência do Noel, a semelhança é a dedicação aos ensaios e a responsabilidade de se apresentar bem. Elas possuem o mesmo gosto musical.
É um desafio para a Célia cantar Piaf, em francês, claro, uma língua difícil onde se faz necessário receber aulas particulares do idioma.
A intérprete trará a Cuiabá o show criado em 2009, em comemoração ao ano da França no Brasil. Com algumas alterações, a artista reuniu em seu repertório as músicas mais conhecidas.
“O projeto original do show, que inclusive recebeu incentivo cultural, trazia diversas músicas de Piaf. Para A Casa do Parque, escolhi algumas músicas das quais me identifico mais, além de dar prioridade para aquelas que são mais conhecidas”, explicou Célia Gomes.
A cantora também trará como parceria o músico André Dantas, que mostra sua performance no piano e acordeon, dando um clima ainda mais intimista ao ambiente.
É a primeira vez que Célia vem à Cuiabá e traz junto consigo a experiência de alguns anos envolvida com o cenário musical. “Eu não conheço nada da cidade e não sei como as pessoas vão receber o show, mas espero que gostem. Só posso dizer que estou bastante ansiosa”, contou a cantora.
Para a Graça é um sonho, Noel é um dos principais compositores brasileiros, um gênio. A música brasileira após o aparecimento de Noel nunca mais foi a mesma. Em uma apresentação totalmente inovadora, os artistas apresentam músicas do sambista ao som de voz e piano.
“Acho que o clima da Casa do Parque tem tudo a ver com a finesse do repertório do querido Noel Rosa. Escolhemos os sucessos do sambista que mais se adequaram ao som do piano. Será inesquecível”, garante Graça.
Nesta quinta-feira, 18 de junho às 21h30min.: UMA ROSA PARA NOEL – Show com Graça Gomes & Andre Dantas.
19 e 20 de junho às 21h30min.: CHANSON D’AMOUR – Homenagem a EDITH PIAF – Show com Célia Gomes & Andre Dantas.
A CASA DO PARQUE – Reservas: (65) 3365 4789 e 8116 8083