Foto Gcom
Com Felipe Leonel
O governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), se reuniu na tarde desta quinta-feira (30) com o grupo de bancos alemão KFW e fechou um acordo com investimento de 10 milhões de euros para a comunidade tradicional do Estado e preservação do meio ambiente.
O recurso, que se convertido para o real chega ao montante de R$33 milhões, deve ser investido ainda este ano em Mato Grosso. O investimento foi adquirido por meio do programa PCI: Produzir, Conservar e Incluir. Em 2015, o governador e sua equipe foram a 21ª Conferência Global do Clima (COP 21), realizada em Paris, na França e se comprometeu a reduzir o desmatamento ilegal a zero até o ano de 2020.
“Foi graças a nossa ida a Paris, que os 10 milhões de euros serão investidos. O secretário (de meio ambiente) e vice-governador Carlos Fávaro (PSD) que conseguiu o investimento. O que mostra que Mato Grosso já tem seu reconhecimento internacional”, afirmou o governador em coletiva a imprensa nesta quinta-feira (30).
De acordo com o governador, em 13 anos Mato Grosso diminui em quase 90% do desmatamento. “Isso significou 1.9 giga toneladas de redução de emissão [de gás carbônico] em Mato Grosso, comparando, os Estados Unidos reduziram 6 giga toneladas”, explica Taques.
PCI
O programa possui uma comissão composta por sete secretarias estaduais e 14 instituições como membros convidados, entre eles, empresas privadas, sociedade civil organizada, Ministério Público Estadual (MPE) e Federal (MPF).