A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá registrou retração pelo sétimo mês consecutivo, mantendo a tendência de queda observada desde o início de 2025. Em junho, o índice recuou 0,4% em relação a maio, atingindo 103,8 pontos. Embora a queda tenha sido menos intensa do que nos meses anteriores, o indicador ainda segue em trajetória descendente, refletindo o cenário de incertezas econômicas e instabilidade global.
Na comparação anual, o resultado também é negativo: a pontuação atual é 2,3% inferior à registrada em junho de 2024, quando marcava 106,2 pontos, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A análise local é do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MT (IPF-MT), que aponta a desconfiança quanto ao futuro como principal fator de retração.
A pesquisa revela que componentes ligados à perspectiva futura seguem em queda, como Perspectiva Profissional (-6,6%), Compra a Prazo (-4,2%) e Momento para Duráveis (-2,5%). Apesar disso, indicadores ligados à situação atual, como Emprego Atual (3,1%), Perspectiva de Consumo (3,7%) e Nível de Consumo Atual (3,4%), voltaram a crescer em junho — algo que não ocorria desde o início do ano.
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, avalia que o cenário ainda inspira atenção, mas vê sinais positivos. “Apesar da redução do índice, o incremento na avaliação do emprego e do consumo atual demonstra algum sinal de melhora nas expectativas das famílias, quando comparado aos últimos meses. Além disso, o resultado se mantém acima do índice nacional”, afirmou.
No cenário nacional, a ICF está em 100,8 pontos, também abaixo dos 103 registrados em junho de 2024. Para Wenceslau Júnior, o comportamento dos consumidores reflete uma tentativa de equilíbrio. “As famílias estão em busca de equilíbrio entre o desejo de consumir e a preocupação de não comprometer o orçamento em longo prazo”, destacou.
Mesmo com alguns sinais de recuperação em junho, o fato é que todos os meses de 2025 registraram retração na intenção de consumo em Cuiabá — um indicativo claro de que a confiança das famílias segue fragilizada.