A intenção de consumo de famílias (ICF) cuiabanas continua em baixa e caiu dois pontos em fevereiro na comparação com janeiro; a média passou de 77,7 para 75,9 pontos – abaixo de 100 pontos, o resultado indica percepção de insatisfação com as condições correntes, enquanto que acima de 100 até 200 (pico) indica o grau de satisfação.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou nesta quinta-feira, (16) os últimos dados da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), e a (Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT) afirmou que a tendência que as famílias mantenham a intenção de gastos limitados.
Um indicador secundário que mede a perspectiva de consumo para os próximos meses, apresentou o resultado mais negativo, com queda de 10 pontos de janeiro ante fevereiro, saindo de 63,7 pontos em janeiro para 56,9 pontos em fevereiro. O que indica certo pessimismo dos cuiabanos quanto à economia do país no decorrer do ano.
A instabilidade econômica brasileira refletiu também no aumento no número de lojas do comércio que fecharam as portas no último ano, chegando a 108,7 mil estabelecimentos em todo o país, sendo mais de 3,3 mil somente em Mato Grosso.
Segundo a CNC, apesar dos resultados negativos, a ICF para as famílias que recebem acima de dez salários mínimos voltou a ultrapassar a margem de 100 pontos, chegando a 104,3 neste mês contra 93,9 pontos em janeiro. Um aumento de 11 pontos em relação ao mês anterior.
Já para o consumo atual, a ICF também apresentou resultados negativos na variação mensal e anual, quedas de 1,4% e 11,2%, respectivamente.
O superintendente da Fecomércio-MT, Evaldo Silva, explica que o momento tem sido delicado economicamente e que nesse ano já podemos ver ações do governo que visam incentivar o consumo.
“As pesquisas da CNC mostram que o ano de 2016 foi pior que 2015, com fechamento de mais lojas, por exemplo. Entretanto, temos visto ações governamentais que buscam incentivar o consumo das famílias. O saque do FGTS das contas inativas, por exemplo, pode contribuir para melhorar o otimismo dos consumidores, e os empresários de Cuiabá devem aproveitar para lançar campanhas e atrair o cliente para as lojas”.