Cultura

Instalação discute presença indígena nos desfiles de carnaval

Indígenas do programa educativo do museu acompanham visitantes

Agência Brasil

Museu das Culturas Indígenas, na capital paulista, abre uma instalação fotográfica neste sábado (1º) com o objetivo de discutir as narrativas indígenas que se fazem presentes no carnaval.

A instalação Representatividade x Representação: é só uma homenagem?, mostra por meio de fotografias as memórias de escolas de samba que levaram para os Sambódromos do Anhembi, em São Paulo, e da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, a temática indígena.

A instalação conta com uma visita conduzida por indígenas do programa educativo do museu, que vão compartilhar as tradições ancestrais e discorrer sobre como as representações carnavalescas podem reforçar estereótipos sobre esses povos.

A exposição, que vai até o dia 30 de março, pretende mostrar ao visitante a diferença entre representatividade e representação, buscando conscientizar a população sobre a inclusão dos povos originários não somente nos desfiles, mas também na criação de fantasias e na composição de músicas. Também pretende discutir sobre o uso de cocar, vestimentas, pinturas e grafismos corporais, adereços que estão ligados à identidade cultural de cada etnia, e que são usados de forma estereotipada durante o carnaval.

Desfile

Além da inauguração da instalação, o museu vai participar do desfile da Mocidade Unida da Mooca, no domingo (2), às 22h. 

Este ano, a escola de samba vai homenagear o escritor e filósofo Ailtron Krenak, que vai participar do desfile.

Outras informações podem ser consultadas no site do museu

Edição: Fernando Fraga

Foto Capa: Gov SP/Divulgação

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2025-02/instalacao-discute-presenca-indigena-nos-desfiles-de-carnaval

Agência de Notícias

About Author

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e