DESTAQUE 3 Economia

Inflação e juros altos derrubam confiança de empresários do comércio na capital, revela CNC

Levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que a instabilidade do cenário macroeconômico provocou queda no Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Cuiabá. O indicador voltou a ficar abaixo dos 100 pontos em março, o que não era registrado desde agosto de 2020, quando foi de 93,5 pontos. A pontuação atual reflete uma situação de pessimismo por parte dos comerciantes, o que também é observado no índice nacional, onde a pesquisa atingiu 99,2 pontos, o menor nível desde junho de 2021.

O estudo analisado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) mostra uma variação mensal de -1,4% sobre o mês anterior na capital, que segue tendência de queda pelo quarto mês consecutivo. No período, o índice atual está 11,4% menor se comparado a dezembro de 2024.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, ressaltou a forte queda da pesquisa nos últimos meses, impactado negativamente pelas atuais condições do comércio e pelos planos de investimento das empresas. “As condições atuais da economia, com inflação em alta, principalmente, acabam refletindo na percepção de otimismo dos empresários do comércio e serviços, impactando, consequentemente, no nível de investimento das empresas”.

Entre os subíndices que impactaram negativamente no resultado da pesquisa, as maiores oscilações são: Nível de Investimento das Empresas (-5,2%), Condições Atuais do Comércio (-4%) e Indicador de Contratação de Funcionários (-2,5%).

Ainda sobre os dados apresentados, em relação às Condições Atuais da Economia Brasileira, quase oito em cada dez empresários da capital (79,4%) disseram que a situação piorou, o que pode refletir nas Condições Atuais do Setor, visto que a maioria (69,6%) disse que a situação também piorou. No mesmo período do ano passado, o percentual de empresários “insatisfeitos” era um pouco menor (65,6%).

Quanto à Expectativa de Contratações, apesar de ainda permanecer em zona de satisfação, com 107,2 pontos, onde a maioria dos entrevistados (56,2%) alegaram que pretendem aumentar o quadro de funcionários, o percentual atual é inferior ao registrado no mês anterior (61%) e no mesmo período do ano passado (65,2%).

João Freitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26